Leitura e produção de textos multimodais: análise descritiva de uma prática durante o ensino remoto emergencial na UFS
DOI:
https://doi.org/10.29327/232521.9.1-29Keywords:
Ensino Remoto Emergencial, multimodalidade, infográfico, leitura, escritaAbstract
Este artigo resulta de uma experiência prática de Tirocínio Docente realizado na Universidade Federal de Sergipe, na disciplina de Português Instrumental, durante o Ensino Remoto Emergencial (ERE). O objetivo é apresentar uma análise descritiva de estratégias de leitura e de escrita de texto multimodal, por meio do gênero infográfico, no contexto do Ensino Remoto Emergencial. Essa proposta se justifica, pois, apesar de haver trabalhos acadêmicos que apontem alternativas didáticas para a recepção e produção de textos multimodais no contexto pandêmico de ensino, ainda podem ser considerados incipientes, principalmente em se tratando da articulação ao uso de novas metodologias e/ou tecnologias. Esse estudo apresenta uma possibilidade prática que visa a promover discussões quanto à leitura, à produção e ao uso de novas tecnologias em contexto remoto. Para tanto, descrevem-se fragmentos do plano de trabalho apresentado e desenvolvido na disciplina, além de uma análise descritiva do produto que incorpora leitura e escrita multimodal. Assim, o corpus de análise engloba vinte infográficos estáticos produzidos pelos/as estudantes ao final do ciclo, conforme a proposta de método apresentada por Leal (2021). A autora salienta, por meio de quadros com pistas de produção verbal e de produção visual, as características técnicas composicionais do gênero multimodal infográfico. Os resultados indiciam que as ações didáticas realizadas com auxílio de ferramentas digitais em contexto remoto podem contribuir para o processo de ensino e aprendizagem das atividades de leitura e escrita de um gênero multimodal (infográfico), uma vez que os participantes aplicaram os conhecimentos adquiridos no produto final.
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