Metodologia inovadora para alfabetizar para a escrita

Autores

  • Leonor Scliar-Cabral Universidade Federal de Santa Catarina image/svg+xml

DOI:

https://doi.org/10.29327/232521.9.1-11

Resumo

Explorei o tema “Metodologia Inovadora para Alfabetizar para a Escrita”, apresentado à Mesa Redonda II: Ensino e aprendizado da escrita, durante a 8ª Jornada Internacional de Alfabetização e discutirei os seguintes tópicos: a) Fundamentos teóricos de uma Metodologia Inovadora para Alfabetizar para a Escrita, desdobrado em: - complexidade maior dos processos envolvidos na produção do que na recepção; - direcionalidade oposta entre o início do processamento na leitura (bottom-up) e o da escrita (top-down). b) Dificuldades observadas em textos escritos iniciais, desdobrado em: - para escrever, o redator se encontra diante de um espaço em branco: cabe-lhe decidir por quê vai escrever (intenção pragmática), sobre o quê e para quem, de cujas decisões depende a escolha do gênero e do estilo a serem utilizados;          -  a fala é um contínuo e o sândi ou juntura externa fechada ocasiona a hipossegmentação na escrita, um léxico mental fonológico, muitas vezes, discrepante do aceito socialmente e o apagamento das marcas de plural: não se escreve como se fala. - no input da leitura impressa, a linha de base invisível precisa ser inferida para se perceber o cruzamento de algumas letras minúsculas.

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Publicado

2022-12-19

Edição

Seção

Artigos - Dossiê