Leitura: o papel dos marcadores prosódicos na compreensão
DOI:
https://doi.org/10.29327/232521.9.1-14Palavras-chave:
Intervenção Pedagógica, Leitura, ProsódiaResumo
Tendo em vista o baixo desempenho de estudantes brasileiros no que tange à competência leitora e que alunos estão concluindo o Ensino Fundamental com baixa proficiência em leitura e compreensão de textos, objetivamos verificar se um ensino sobre pontuação, orientado por questões de ordem prosódica, poderia resultar na aquisição proficiente da leitura; desenvolver uma metodologia de intervenção baseada em princípios prosódicos a fim de ajudar os alunos a adquirirem proficiência em compreensão leitora; e propor uma reflexão sobre a relação existente entre os sinais de pontuação, marcadores prosódicos e proficiência na leitura e compreensão de textos. Esta pesquisa está ancorada nos estudos sobre prosódia propostos pelos seguintes autores: Cagliari (1995, 2002, 2007); Pacheco (2006, 2007) e Stein (2003). As orientações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) subsidiaram a elaboração de uma Proposta de Intervenção Pedagógica, a qual foi desenvolvida em três etapas (1ª etapa - Diagnóstico; 2ª etapa - Intervenção Pedagógica; e 3ª etapa - Atividade Avaliativa Final). A presente pesquisa foi autorizada pelo Conselho de Ética em Pesquisa (CEP) nº. 1.575.981 e aplicada com alunos matriculados no sexto e nono ano Ensino Fundamental, em uma escola pública no estado da Bahia – Brasil. Os resultados obtidos evidenciaram o que era expectável: um ensino sobre pontuação, orientado por questões de ordem prosódica, resulta na aquisição proficiente da leitura e propicia uma melhora significativa na compreensão leitora por parte dos educandos. Esses resultados relevam a aplicabilidade desta pesquisa e a sua relevância para o ensino de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental.
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