O gênero notícia em aulas de Língua Portuguesa

Authors

  • Susy Clay de Azevedo Lima
  • Maria Aparecida P. Gusmão Southwest Bahia State University image/svg+xml

DOI:

https://doi.org/10.22481/lnostra.v12i1.15272

Keywords:

Gênero Textual, Notícia, Sequência Didática

Abstract

O texto apresenta os resultados de uma pesquisa empregando o trabalho com o gênero textual notícia, desenvolvida por meio de uma sequência didática, com uma turma do 9º ano do ensino fundamental. A pesquisa é qualitativa do tipo participante e para a produção dos dados foram empregados questionários e desenvolvida uma sequência didática. O objetivo foi desenvolver um trabalho pedagógico voltado para leitura e produção textual do gênero notícia com os alunos de uma turma do 9º ano do ensino fundamental, em uma escola pública, com destaque para o modo como foi apresentada a estrutura, os valores-notícia e a construção discursiva. As considerações finais apontam que por meio da sequência didática os alunos se tornaram participantes da própria aprendizagem e ampliaram os conhecimentos sobre esse gênero textual.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2024-09-03

Issue

Section

Artigos - Dossiê