Desafios e perspectivas na alfabetização como processo histórico-cultural e de letramento em tempos de pandemia da covid-19
DOI:
https://doi.org/10.22481/lnostra.v12i1.14682Palavras-chave:
Alfabetização, Ensino Remoto, LetramentoResumo
>O artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que procurou responder as seguintes questões: como ocorreu o ensino da alfabetização durante a suspensão das aulas presenciais em decorrência da pandemia de Covid-19? Houve indícios dessa alfabetização como processo sociocultural e de letramento? O objetivo foi identificar indícios da alfabetização como processo sociocultural e de letramento em turmas do 3º ano do ensino fundamental, no município de Vitória da Conquista, Bahia, no contexto de aulas remotas. As bases teóricas são os estudos do letramento de Magda Soares (1985, 2003, 2004, 2007), Kleiman (2005), Street (1984, 2014) e no sócio-interacionismo do psicólogo e filósofo Lev Vygotsky (1998, 2000, 2001). A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e a pesquisa de campo numa abordagem qualitativa. O estudo teve como lócus três escolas da Rede municipal de Ensino de Vitória da Conquista — BA, com três professoras alfabetizadoras, quinze estudantes e quinze pais/responsáveis desses estudantes. Os dados foram produzidos no segundo semestre letivo do ano de 2022, por meio da aplicação de questionários e a análise desses dados possibilitou compreender como ocorreu o processo de alfabetização durante as aulas remotas, porém, não identificamos indícios de que a alfabetização tenha ocorrido na perspectiva do letramento. Os resultados da pesquisa apontam para uma reflexão acerca das práticas das professoras alfabetizadoras e para a necessidade de articulação entre as práticas de leitura e de escrita desenvolvidas na escola e os letramentos relacionados à realidade social na qual os alunos estão inseridos.
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