Recursos didáticos pedagógicos: uma proposta de mediação da aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.22481/lnostra.v12i2.15750Palavras-chave:
Mediação de Aprendizagem, Recursos Didáticos, AprendizagemResumo
Os recursos didáticos sempre estiveram presentes nas aulas das professoras da educação básica, desde o uso do quadro e giz até os jogos tecnológicos, eles fazem parte dos planejamentos. Assim, é relevante pensarmos sobre sua utilização no contexto da sala de aula. Em conjunto com a mediação da professora, os recursos didáticos são ainda mais potentes para o processo de aprendizagem. Neste contexto, o presente artigo tem como objetivo refletir a respeito da importância da elaboração e utilização de recursos didáticos como mediadores auxiliares da professora, contribuindo no processo de aprendizagem e desenvolvimento das funções mentais superiores dos estudantes. Para a análise são utilizados os conceitos de Mediação da Aprendizagem ancorados em Feuerstein, Feuerstein e Falik (2014) e Vigotski (1994) , e Zona de Desenvolvimento Proximal a partir de Vigotski (1994). A reflexão se dá, tomando como material empírico os planejamentos de uma professora-estagiária durante seu Estágio de Docência - Anos Iniciais, na Faculdade de Educação da UFRGS. A pesquisa mostra que o uso de recursos didáticos bem planejados, aliados a uma boa mediação, resulta em avanços significativos na aprendizagem, especificamente no processo de aquisição da leitura e da escrita, além de favorecer o desenvolvimento cognitivo e a construção do conhecimento dos alunos.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Língu@ Nostr@

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.