Ler e compreender o texto literário: ensino, mediação sensível e letramento literário
DOI:
https://doi.org/10.22481/lnostra.v12i2.15752%20Keywords:
Leitura, Autorregulação, Literatura Infantil, Anos iniciaisAbstract
O texto aborda a leitura e a compreensão associadas ao texto literário infantil adotando uma perspectiva pedagógica que se baseia na mediação sensível atenta ao inteligível da compreensão. Para isso, retoma-se uma pesquisa realizada em 2007, que teve por objetivo investigar e analisar a influência de uma leitura mediada por um leitor adulto, auxiliando um grupo de crianças de anos iniciais do Ensino Fundamental a se tornarem mais competentes na leitura da palavra e da imagem, que constituem textos narrativos de literatura infantil. O recorte da pesquisa pauta a reflexão sobre como ajudar a ler o texto literário infantil considerando as singularidades da linguagem para produzir sentidos. O conceito de leitura é assumido com sua complexidade sendo definido tanto pela perspectiva social quanto cognitiva associando-o à literatura infantil, textualidade que convida à produção de sentidos. Ler literatura infantil envolve prática sistemática em contato com o texto e aberta à partilha de sentidos, caracterizando o que se entende por letramento literário. Apoiam-se as reflexões também na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que pauta habilidades relacionadas principalmente à estrutura do texto quando trata de leitura literária, o que não é sinônimo de letramento literário. Um comportamento sensível diante do texto demanda autorregulação que pode se desenvolver com mediação específica para auxiliar os leitores a entenderem como podem ler, compreender e produzir sentidos em interação com a literatura infantil.
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