O feedback na perspectiva de professores-tutores: um estudo com base no curso de letras-espanhol na modalidade a distância

Authors

DOI:

https://doi.org/10.22481/lnostra.v6i1.13199

Keywords:

Feedback; EaD; Tutoria.

Abstract

Esta pesquisa foi desenvolvida com o objetivo de mapear a concepção de professores-tutores sobre feedback e como ela se reflete na práxis docente em um curso de licenciatura em Letras na modalidade Educação a Distância (EaD). Para isso, partimos de concepções e categorias registradas a priori na literatura da área (LEFFA, 2003; PAIVA, 2006; CARDOSO, 2011; NUNES et. al., 2017). A metodologia, de viés qualitativo e natureza exploratória e prospectiva, conta com um questionário online como instrumento para a coleta de dados. O questionário foi respondido por dez professores-tutores do curso de Licenciatura em Letras Espanhol e Literaturas EaD da Universidade Federal de Santa Maria em consórcio com a Universidade Aberta do Brasil(UFSM/UAB).

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

André Firpo Beviláqua, Federal University of Santa Maria

Mestre em Linguística Aplicada, pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel). Professor-tutor no curso de licenciatura em Letras Espanhol e literatura a distância (UAB/UFSM).  

Renan Cardozo, Federal University of Pelotas

Mestrando em Educação, pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel).  

Alan Ricardo Costa, Catholic University of Pelotas

Doutorando em Letras, pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). Mestre em Linguística Aplicada, pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel).     

Vanessa Ribas Fialho, Federal University of Santa Maria

Doutora em Linguística Aplicada, pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel). Professora da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), professora-formadora e coordenadora do curso de licenciatura em Letras Espanhol e literatura a distância (UAB/UFSM).    

References

BOGDAN, R.; BIKLEN, S. Investigação qualitativa em educação:uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 1999.

Lingu@ Nostr@ -Revista Virtual de Estudos de Gramática e Linguística do Cursode Letras da Faculdade de Tecnologia IPUC –FATIPUCISSN 2317-2320Língu@ Nostr@, Canoas, v. 6, n. 1, p. 3-21, jan.-jul. 201821CARDOSO, A. C. S. Feedback aluno-aluno em um curso de extensão universitária on-line.Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, Faculdade de Letras, Universidade Federal do Rio de Janeiro, RJ.2011.Disponível em: <http://www.lingnet.pro.br/media/dissertacoes/katia/2011-anacarolina.pdf>. Acesso em: 21 ago. 2016.FIALHO, V. R.; FONTANA, M. V. L. Percurso e lições: licenciatura em Espanhol a Distância UAB e REGESD. In: I SEMINÁRIO DIÁLOGOS EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. Anais...Rio Grande/RS. 2012.LEFFA, V. J. Aprendizagem de línguas mediada por computador.In: LEFFA,V. J. (Org.). Pesquisa em Linguística Aplicada: temas e métodos. Pelotas: Educat, 2006. Disponível em <http://www.leffa.pro.br/textos/trabalhos/B_Leffa_CALL_HP.pdf>. Acesso em: 11 set. 2015.__________. Análise automática da resposta do aluno em ambiente virtual. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Belo Horizonte, v. 3, n. 2, p. 25-40, 2003.MOYA,Z. F.; RUIZ,J. G. Alcance e importancia del feedback en la enseñanza del español como lengua extranjera.Centro Virtual Cervantes. Actas VII. 1996. Disponível em: <https://cvc.cervantes.es/ensenanza/biblioteca_ele/asele/pdf/07/07_0227.pdf>. Acesso em: 19 set. 2017.NUNES, G. M.; LEFFA,V. J.; LOPES, J. A.; OLIVEIRA, V. O. O uso do Feedback automático no aplicativo educacional Busuue sua influência na aprendizagem de línguas. Linguagem em Foco, v. 9, p. 25-37, 2017.PAIVA, V. L. M. de O e. A formação do professor para o uso da tecnologia.In: SILVA, K; DANIEL, F. G; KANEKO-MARQUES, S. M; SALOMÃO, A. C. B. (Org.). A formação de professores de línguas: novos olhares. Vol. 2. Campinas: Pontes Editores, 2012. Disponível em <http://www.veramenezes.com/formtec.pdf>. Acesso em: 22jun. 2016.__________. Feedback em ambiente virtual.In: LEFFA. V. (Org.) Interação na aprendizagem das línguas. Pelotas: EDUCAT, 2003, p. 219-254.Disponível em <http://www.veramenezes.com/feedback.htm>. Acesso em: 10 jul. 2017.TERENCE, A. C. F.; FILHO,E. E. Abordagem quantitativa, qualitativa e a utilização da pesquisa-ação nos estudos organizacionais.In: XXVI ENEGEP -Fortaleza, CE, 2006.WAGNER, E. D. In support of a functional definition of interaction. The American Journal of Distance Education,v. 8, n. 2. 1994, p. 6-26.

Published

2019-07-07

Issue

Section

Artigos - Dossiê