As mídias digitais na prática docente do professor de Língua Portuguesa
DOI:
https://doi.org/10.22481/lnostra.v8i1.13157Keywords:
Língua Portuguesa, Tecnologia, EnsinoAbstract
Este artigo tem por objetivo descrever e explicar o método utilizado por vários professores de língua portuguesa na era digital, buscando oportunizar o saber de forma prática e dinâmica, pautado nos novos conteúdos ligados ao uso da internet em sala de aula, visando facilitar a vida de vários estudantes, proporcionando mais prazer no ato de aprender. Com isso, motivar e despertar nos alunos e professores o interesse pelo ensino da língua portuguesa, desenvolvendo habilidades de leitura e interpretação, abordadas na gramática e demais especificidades da língua, considerando textos, gêneros textuais e ambiente virtual de aprendizagem. A metodologia utilizada foi de cunho qualitativo, realizada através de uma pesquisa bibliográfica na área da tecnologia, teorizando as práticas dentro das salas de aulas, na busca de uma educação emancipatória, apresentando definições e abordagens didáticas inseridas nesse contexto, analisando métodos, gêneros, hipertextos e conteúdos voltados às tecnologias. Em meio a essas mudanças, presenciamos a chegada de uma nova geração que parece já ter nascido digital: são alunos que passam seus dias cercados de informações dos mais variados meios de comunicação. Estes jovens navegadores estão sempre em busca de algo novo, algo que atraia seu interesse pela leitura. Assim, percebemos que a internet tem proporcionado, a seu público, novas oportunidades de leitura e escrita. Paralelamente, presenciamos o ensino de Língua Portuguesa sofrer uma série de transformações ao longo dos anos. Vivemos uma época de rápidas e constantes mudanças, o que tem exigido de nós uma grande capacidade de adaptação e de interação com o outro.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2020 Língu@ Nostr@

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.