Alfabetização: relações entre concepções e práticas
DOI:
https://doi.org/10.22481/lnostra.v4i2.13247Palabras clave:
Alfabetização. Escrita. Leitura.Resumen
Este trabalho se insere no contexto de uma pesquisa intitulada “Alfabetização e Letramento Escolar: dasconcepções às práticas”, que investigou as relações entre as concepções de alfabetização, os referenciais teórico-metodológicos e as práticas pedagógicas das professoras alfabetizadoras. Neste trabalho propõe-se analisar as relações entre concepção de alfabetização e as práticas pedagógicas das professoras alfabetizadoras. Os dados foram coletados por meio da Observação e de Entrevista. Os sujeitos, participantes desta investigação foram vinte (20) professoras das classes de alfabetização (1º, 2º e 3º ano) de duas escolas da zona urbana do município de Vitória da Conquista – Ba. Constatou-se, neste trabalho, que a concepção de alfabetização da maioria das professoras não ultrapassa os limites da decodificação e cópia mecânica; há contradições e equívocos entre as concepções e as práticas pedagógicas de um grupo de professoras e, enfim, reina o mecanicismo no processo de ensino da leitura e da escrita.
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