Domînio de textos multimodais na era tecnológica para formação de sujeitos críticos
DOI:
https://doi.org/10.22481/lnostra.v8i1.13151Palabras clave:
Multiletramento, Multimodal, Criticidade, Fake NewsResumen
O presente trabalho tem como objetivo discutir a pertinência da inserção dos textos multimodais nas aulas de Língua Portuguesa. Da mesma forma, propõe a discussão acerca da importância dessas novas construções linguísticas no desenvolvimento de habilidades e competências para a formação da criticidade frente às novas comunicações, tão necessárias para a formação cidadã dos estudantes. Percebe-se que os textos contemporâneos são dinâmicos, valendo-se de diversos signos linguísticos para sua significação nas práticas sociais vigentes. Ademais, é sabido que a geração e a era atual se caracterizam pela utilização frequente das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs), e requerem desses, domínio consciente das plataformas para sua atuação ativa, libertadora e transformadora em sociedade. Além desses fatos, o estudo faz uma reflexão sobre a disseminação de informações veiculadas nos dispositivos digitais e suas consequências manipulatórias no pensamento coletivo. Para tanto, sugere-se meios educacionais e didáticos de ensino-aprendizagem, como a curadoria, que visam estimular os discentes a criarem o hábito de filtrar e selecionar as informações às quais são diariamente bombardeados, assim como verificar a autenticidade e a veracidade de conteúdos digitais, minimizando os impactos das Fake News no cotidiano. Para tal, foram realizadas pesquisas bibliográficas sobre multiletramento e textos multimodais, com especialistas e documentos renomados, à luz das inovações teóricas da autora Rojo (2012; 2015). No que concerne à analise ideológica do discurso, foram analisados os estudos de Orlandi (2009); enquanto a reformulação dos currículos de ensino ficou a cargo das orientações provenientes da Base Nacional Comum Curricular (2017) do Ensino Médio. A partir desse estudo chegou-se à conclusão de que, seguindo os currículos reformulados, a escola precisa implementarnovas metodologias de escrita, leitura e análise de textos em consonância com o contexto vigente, proporcionando aos educandos o discernimento necessário para melhor compreender e incidir no mundo contemporâneo.
Descargas
Citas
ANSA, Agência de notícias italiana. Educação é chave para combater Fake News, diz especialista. Isto É, [S.l], mai. 2018. Disponível em: <https://istoe.com.br/educacao-e-chavepara-combater-fake-news-diz-especialista/>. Acesso em 27 mar. 2020.
BORIM, Paula. A educação é o mais eficiente instrumento contra as Fake News. Observatório da imprensa, São Paulo, 30 de abril de 2019. Disponível em: <http://www.observatoriodaimprensa.com.br/espaco-do-estudante/a-educacao-e-o-mais-eficiente-instrumento-contra-as-fake-news/ >. Acesso em 27 mar.2020.
BRANCO, Sérgio. Fake News e os caminhos para fora da bolha. Interesse Nacional, São Paulo, ano 10, n. 38, p. 51-61, ago./out. 2017.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília: MEC. 2017. Disponível em <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_20dez_site.pdf.>. Acesso em 02 mar.2020.
DIONISIO. Angela. A multimodalidade discursiva na atividade oral e escrita (atividades). In: MARCUSHI, Luiz. A.; DIONISIO. Angela.P. (orgs.). Fala e Escrita. Belo Horizonte: Autêntica. 2005. Disponível em: < http://www.ceelufpe.com.br/ebooks/Fala_Escrita_Livro.pdf.>. Acessado em 05 de mar.2020.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.
KENSKI, Vani Moreira. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. 1. ed. Campinas: Papiros, 2007.
ORLANDI, Eni Puccinelli. Análise de discurso: princípios e procedimentos. 8. ed. Campinas: Pontes, 2009. v. 1. 100p.
ROJO, Roxane; MOURA, Eduardo [Orgs.]. Multiletramentos na escola São Paulo: Parábola Editorial, 2012.
ROJO, Roxane; BARBOSA, Jaqueline. Hipermodernidade, multiletramento e gêneros discursivos. São Paulo: Parábola editorial, 2015.
ROJO, Roxane. Entre plataformas, ODAs e protótipos: novos multiletramentos em tempos de web 2. The ESPecialist: Descrição, Ensino e Aprendizagem, v. 38, n. 1, p. 1-20, jan./jul. 2017. Disponível em: <https://revistas.pucsp.br/index.php/esp/article/view/32219>. Acesso em: 29 mar.2020.
SOUSA, Robson Pequeno de; MOITA, Filomena C. da S. C.; CARVALHO, Ana Beatriz Gomes (Orgs.). Tecnologias digitais na educação. Campina Grande, PB: EDUEPB, 2011.
VEEN, Wim; WRAKKING, Ben. Homo Zappiens: educando na era digital. Porto Alegre: Artmed, 2009.
WICHOWSKI, Alexis. Pós-verdade na era da informação. Youtube, 23 jun.2017. Disponível em: < https://www.youtube.com/watch?v=lmDegcIAX70&t=207s>. Acesso em: 01 abr.2020.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 Língu@ Nostr@

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.