Processos formativos em letramento e alfabetismo entre professores(as) indigenas no Vale do Javari/AM

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.29327/232521.8.2-11

Palabras clave:

Formação de Professores Indígenas, Alfabetismo, Letramento

Resumen

O texto busca socializar a experiência de formação de professores indígenas, bem como refletir sobre o processo de alfabetização e letramento que se deu no Curso de Pedagogia Intercultural Indígena desenvolvido no Território Etnoeducacional do Vale do Javari, no Estado do Amazonas. O curso objetiva a formação de professores indígenas das etnias Mayoruna/Matsés, Marubo, Kanamari e Matis em nível superior para o exercício da docência com ênfase no Ensino na/da Língua Indígena na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Essa experiência possibilitou discutir processos de alfabetização e letramento em três movimentos complementares: o processo de pensar sobre sua própria língua indígena; o processo de pensar coletivamente as quatro línguas envolvidas no curso; o processo de produção de Material para a escola indígena em língua indígena. As análises baseiam-se na perspectiva sociopolítica dos Estudos Culturais, adotando uma abordagem etnográfica para relatar a experiencia do curso que está em andamento. O processo de dialogar junto aos envolvidos no processo formativo permitiu articular movimentos que corroboram as reflexões dos estudos culturais reiterando a aposta da centralidade da “esfera cultural”. O texto apresenta três movimentos que se articulam em diferentes momentos, tomando como ponto de partida a língua indígena, seus usos e sua aprendizagem. A produção de mapas linguísticos e material didático próprio e autoral a partir dos contextos desses povos oportunizaram uma reflexão sobre a língua indígena e a necessidade de promover ações de manutenção e fortalecimento da mesma. A constatação do uso de empréstimos linguísticos, sobretudo pelos mais jovens, é uma realidade que precisa ser analisada pelas comunidades e pela escola, como lugares de afirmação cultural e identitária.

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Publicado

2022-04-20

Número

Sección

Artigos - Dossiê