A contribuição das mídias digitais no processo de ensino-aprendizagem: uma abordagem sobre o uso do celular
DOI:
https://doi.org/10.22481/lnostra.v8i1.13152Palabras clave:
Tecnologia, Ensino, Aparelho Celular, Recurso DidáticoResumen
Com o crescente avanço das tecnologias, as mídias digitais estão cada vez mais presentes nas escolas, e uma delas é o aparelho celular. Sendo assim. O uso desse dispositivo tecnológico como recurso didático nas instituições de ensino hoje, é essencial para o processo de ensino-aprendizagem. Nesse sentido, o presente trabalho tem por objetivo analisar o uso do aparelho celular na sala de aula, bem como identificar o comportamento de professores e alunos diante da presença dessa ferramenta durante as aulas, observar os possíveis problemas acarretados pelo mau uso do aparelho e ainda apontar estratégias de como essa tecnologia pode contribuir de maneira significativa para a aprendizagem dos alunos. De maneira que, a presença desse dispositivo durante as aulas traz muitas opiniões divergentes e por isso torna-se uma discussão necessária. Para a execução desse trabalho foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa, onde foi analisada uma turma do 2º ano do ensino médio da escola da rede estadual de ensino, Deputado Pinheiro Machado - Cocal-PI. O referido trabalho encontra-se amparado também em pesquisa bibliográfica, com embasamento em autores que tratam dos recursos tecnológicos em sala de aula, tais como: ALMEIDA & RUBIM (2004), CHIOFI (2014), MEDEIROS (2013), RAMOS (2012) e SPAGNOLO (2013). A partir das análises foi possível concluir que o dispositivo celular está no cotidiano de todos os membros da escola em questão, muitos dos alunos usam esse dispositivo para outras atividades que não estão relacionadas com a aula, mas é notório que é usado também para fins didáticos.
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