A cultura hispânica como mediadora no aprendizado da gramática: um novo olhar sobre a relação português/espanhol

Autores

  • Monique Martins Parente Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará image/svg+xml
  • Messias Junior da Silva Souza Centro Universitário Leonardo da Vinci image/svg+xml

DOI:

https://doi.org/10.22481/lnostra.v5i2.13226

Palavras-chave:

Estudode idiomas. Gramática. Artes. Interdisciplinaridade.

Resumo

A relação intrínseca entre as línguas românicas é, muitas vezes, analisada sob o prisma da interlíngua e classificada como um problema ou percalço no estudo de idiomas. Este artigo distancia-se dessa visão, ao contemplar a proximidade entre a língua portuguesa e a língua espanhola como fator favorável à apropriação de ambas, potencialmente no que tange à gramática. O objetivo principal é demonstrar que um processo de ensino-aprendizagem interdisciplinar aliado à abordagem integral da língua estrangeira, considerando realidade atual e cultura hispânica, pode subsidiar a superação da interlíngua e prover a compreensão de elementos comuns à língua materna. Para atestar a viabilidade e relevância de um ensino integrador que una cultura a gramática, são traçadas metodologias e práticas pedagógicas que se apoiam em artes como instrumento de contextualização e enriquecimento linguístico. Ao final do artigo, há um esboço do modelo de ensino-aprendizagem idealizado na proposta.

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Biografia do Autor

Monique Martins Parente, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará

Especialista em Linguística pelo Instituto Gênesis de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal do Pará, IFPA.       

Messias Junior da Silva Souza, Centro Universitário Leonardo da Vinci

Graduando em Artes Visuais pelo Centro Universitário Leonardo Da Vinci.      

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Publicado

2018-06-01

Edição

Seção

Artigos - Dossiê