Gestão escolar democrática durante a Pandemia de Covid-19: participação e novas perspectivas
DOI:
https://doi.org/10.22481/poliges.v4i2.12954Palavras-chave:
COVID-19, Escola Pública, Gestão DemocráticaResumo
Fruto de observações e pesquisas ocorridas durante a experiência com o Programa Institucional Voluntário de Iniciação Científica (PIVIC), conciliadas com a prática realizada como bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), no ano de 2021/2022, este artigo tem como objeto de estudo as práticas de gestão democrática de uma escola municipal de ensino fundamental, localizada no município de Rio Verde – GO e salientamos suas relações de mobilização da comunidade (escolar e externa) de modo a potencializar a construção e valorização de princípios democráticos durante a pandemia de COVID-19 no país. Realizamos uma pesquisa bibliográfica com análise documental e relatos etnográficos construídos por meio da observação participante durante o segundo semestre de 2021, em que o ensino semipresencial e as ações de biossegurança direcionadas à pandemia afetaram a normalidade escolar. Em consequência, alteraram-se as relações cotidianas cuja percepção de assegurar a saúde pública estava em evidência no ambiente escolar. Contudo, a legislação aprovada e a participação dos cidadãos no envolvimento direto com a escola foram percebidas como uma possibilidade de novas perspectivas participativas.
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