O papel da educação na formação crítica para redes sociais online: uma visão pautada na Primavera Árabe

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/poliges.v4i2.11139

Palavras-chave:

Redes Sociais, Primavera Árabe, Cidadania, Política

Resumo

O presente artigo tem como objetivo discutir a importância da formação política para a utilização de redes sociais online na sala de aula, e para apontar tal relevância utilizamos como exemplo a Primavera Árabe. Redigido sob a metodologia qualitativa, o presente texto utilizou autores como Luz (2017), Levy (1999) e (Schwarz, 2012). Pudemos observar que a primavera árabe foi um importante acontecimento a nível mundial no que concerne à política e também à demonstração de como as redes sociais online são importantes para mobilização dos cidadãos, de modo que é importante que a educação auxilie no trabalho com tais redes, para que elas sejam utilizadas de forma crítica e construtivas pelos alunos, visto que se tratam de significativas ferramentas para o trabalho educacional, a formação de identidade, bem como a política e a cidadania.

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Biografia do Autor

Igor Tairone Ramos dos Santos, Southwest Bahia State University

Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Membro dos Grupos de Pesquisa: GELFORPE/CNPq/UESB (Grupo de estudos em Linguagem, Formação de Professores e Práticas Educativas), GPLITE/CNPq/UESB (Linguagens, Tecnologias e Educação) e MESCLAS/CNPq/UFRB (Memória, Espaço e Cultura). Correio eletrônico: ramosdossantosigortairone@gmail.com

Rogério Gusmão do Carmo, Southwest Bahia State University

Mestrando em Educação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Membro do Grupo de Estudos em Linguagem, Formação de Professores e Práticas Educativas (GELFORPE/UESB/CNPq). Membro do Grupo de Pesquisa em Memória, Espaço e Culturas (MESCLAS/UFRB/CNPq). Correio eletrônico: rogeriogusmao182@gmail.com

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Publicado

2023-12-29

Edição

Seção

Dossiê