A política de educação integral e emancipação da mulher

Authors

Keywords:

Educação Integral, Emancipação, Mulher

Abstract

A Bahia destaca-se como um dos estados que transformou a educação integral em tempo integral em política pública, compondo em seus documentos diretrizes e objetivos voltados para os direitos humanos e a diversidade. A promoção do exercício da cidadania, igualdade racial e justiça social são aspectos fundamentais dessas diretrizes. Dado que a ampliação do tempo escolar é uma das principais demandas do movimento de mulheres para conquistar condições de autonomia, esta pesquisa tem como objetivo analisar o impacto da educação integral na vida das mulheres, adotando uma perspectiva emancipacionista. Utiliza o método de pesquisa exploratória, com abordagem qualitativa e procedimentos bibliográficos e documentais, os resultados obtidos indicam que os documentos educacionais na Bahia promovem um processo de desenvolvimento humano e social emancipatório nos diversos aspectos da formação escolar, abrangendo o desenvolvimento físico, emocional, social, cultural, econômico e cognitivo. No entanto, é evidente a necessidade de direcionar o debate sobre gênero como um elemento estruturante para a emancipação social. Isso implica incluir nos currículos escolares a abordagem prática de ações, temas e debates sobre gênero, considerando as interseções com raça e classe.

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Published

2024-06-30

How to Cite

PEREIRA, Juliana Campos; GOMES, Marcius de Almeida. A política de educação integral e emancipação da mulher. Revista de Políticas Públicas e Gestão Educacional (POLIGES), [S. l.], v. 5, n. 1, p. 146–167, 2024. Disponível em: http://periodicos2.uesb.br/poliges/article/view/17068. Acesso em: 6 jul. 2025.

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Artigos