The school library in the law and beyond the law – an analisys
DOI:
https://doi.org/10.22481/praxisedu.v21i52.16021Keywords:
school education, school library, national school library system, public policies, human developmentAbstract
This paper reflects on the foundations and reasons for being of the school library, considering a model of formative education and, from this perspective, examines Law No. 14,837/2024, with an emphasis on the conception of a library that supports the implementation of the National School Library System, especially with regard to its relevance for Education. To this end, the assumptions of formal education as a right and necessity are exposed; then, the principles that support the school library are explored; Finally, the Law is discussed, highlighting its limits and problems, based on what a school library should be. It concludes that the conceptual distance between Education and Librarianship lies in the centrality of the challenges that arise for libraries to exist and function in schools.
Downloads
References
ABRÃO, Adriana Thomé Yázigi; IZUMINO, Eduardo. Desenvolvimento humano. In: GIOVANNI, Geraldo Di; NOGUEIRA, Marco Aurélio. Dicionário de políticas públicas. São Paulo: Editora da Unesp; Fundap, 2015.
BRASIL. Lei nº 12.244 de 24 de maio de 2010. Dispõe sobre a universalização das bibliotecas nas instituições de ensino do País. Brasília, DF: Presidência da República, 2010. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/ lei/l12244.htm. Acesso em: 20 fev. 2025.
BRASIL. Lei nº 14.837 de 8 de abril de 2024. Dispõe sobre a universalização das bibliotecas nas instituições de ensino do País, para modificar a definição de biblioteca escolar e criar o Sistema Nacional de Bibliotecas Escolares (SNBE). Brasília, DF: Presidência da República, 2024. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2023-2026/2024/Lei/L14837.htm . Acesso em: 20 fev. 2025.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Censo Escolar da Educação Básica 2022: Resumo Técnico. Brasília, DF: INEP, 2023.
BRITTO, Luiz Percival Leme. Educação linguística escolar: para além das obviedades. In. Djane Antonucci Oliveira; Pascoalina Bailon de Oliveira Saleh (org.). Estudos da linguagem e currículo – diálogos (im)posssíveis. Ponta Grossa: Editora UEPG, 2009, v. 1, p. 15-30.
CASTRILLÓN, Silvia. Biblioteca na escola. São Paulo: Pulo do Gato, 2024.
CURY, Carlos Roberto Jamil. Os trinta e cinco anos da educação na Constituição de 1988. Pro-Posições, Campinas, v. 34, e20230070, 2023. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8675481. Acesso em: 3 jan. 2025.
FARIAS, Fabíola Ribeiro Farias; BRITTO, Luiz Percival Leme. . A Lei n. 12.244 e sua concepção de biblioteca escolar: uma análise. Revista Ibero-Americana De Ciência Da Informação, [s. l.], v. 12, n. 3, p. 826–836, 2019. DOI: 10.26512/rici.v12.n3.2019.19155.
GIOVANNI, Geraldo Di; NOGUEIRA, Marco Aurélio. Dicionário de políticas públicas. São Paulo: Editora da Unesp; Fundap, 2015.
HELLER, Agnes. A estrutura da vida cotidiana. In: HELLER, Agnes. O cotidiano e a história [recurso eletrônico]. São Paulo: Paz e Terra, 2004, p. 17-42.
SAVIANI, Dermeval. Pedagogia histórico-crítica. Campinas: Autores Associados, 2013.
SAVIANI, Dermeval. Sistema Nacional de Educação e Plano Nacional de Educação: significado, controvérsias e perspectivas. Campinas: Autores Associados, 2014.
SAVIANI, Dermeval. Sobre a natureza e especificidade da educação. Germinal: Marxismo e Educação em debate, Salvador, v. 7, n. 1, p. 286–293, 2015. DOI: 10.9771/gmed.v7i1.13575. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/13575. Acesso em: 2 fev. 2025.
SEN, Amartya. Desenvolvimento como liberdade. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Práxis Educacional

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.