v. 12 n. 01 (2023): Infâncias na América Latina: problemas e desafios atuais

					Visualizar v. 12 n. 01 (2023): Infâncias na América Latina: problemas e desafios atuais

Organizadoras do Dossiê:

Isabel Cristina de Jesus Brandão (UESB)

Cecília Ángela Odetti (FHC-UNL)

Ligia Maria Motta Lima Leão de Aquino (UERJ)

Publicado: 2023-06-08

Páginas iniciais

Apresentação

  • INFÂNCIA BRASILEIRA: OLHARES PARA A VIOLÊNCIA DURANTE A PANDEMIA

    Lara Batomarco Nobre, Monique Aparecida Voltarelli
    78-95
    DOI: https://doi.org/10.22481/rbba.v12i01.12582

Artigos de Fluxo Contínuo

  • A EDUCAÇÃO INFANTIL EM TEMPOS DE PANDEMIA EM PERIÓDICOS CIENTÍFICOS PUBLICADOS (2021 A 2023)

    Isabel Cristina De Jesus Brandão, Ligia Maria Leão de Aquino
    39-57
    DOI: https://doi.org/10.22481/rbba.v12i01.12619
  • A EFETIVIDADE DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS EM TEMPOS DE CRISE: UMA ANÁLISE A PARTIR DA TEORIA DO PÊNDULO ECONÔMICO- HERMENÊUTICO

    Pedro Henrique Ruas Abreu Areal Marques, Ana Carolina Teixeira Oliveira Ruas
    380-396
    DOI: https://doi.org/10.22481/rbba.v12i01.12150
  • SENTIR-MUNDO: VIVÊNCIAS DE CRIANÇAS NO LIMIAR DO YOUTUBE

    Aliana França Camargo Costa, Ana Lara Casagrande
    119-138
    DOI: https://doi.org/10.22481/rbba.v12i01.12674
  • SARTRE E AS IMPLICAÇÕES ÉTICAS DE SUA ONTOLOGIA

    Jasson Da Silva Martins
    253-269
    DOI: https://doi.org/10.22481/rbba.v12i01.12616
  • O GARIMPO ILEGAL E A SAÚDE DOS IANOMÂMIS

    Wéltima Teixeira Cunha
    417-430
    DOI: https://doi.org/10.22481/rbba.v12i01.12606
  • ENSEÑANZA DE LA LITERATURA EN EL PRIMER CICLO DEL NIVEL INICIAL, TRADICIONES, SABERES Y PRÁCTICAS DOCENTES EN JARDINES DE LA CIUDAD DE SANTA FE (ARGENTINA)

    Adriana Paniccia
    207-233
    DOI: https://doi.org/10.22481/rbba.v12i01.12604
  • LA ENSEÑANZA MUSICAL EN LA FORMACIÓN DE DOCENTES PARA LAS PRIMERAS INFANCIAS

    Lía Rosa Zilli
    139-156
    DOI: https://doi.org/10.22481/rbba.v12i01.12597
  • A PARTICIPAÇÃO DAS CRIANÇAS SEM TERRINHA NA LUTA PELA TERRA E REFORMA AGRÁRIA NO BRASIL

    Marcia Mara Ramos
    96-118
    DOI: https://doi.org/10.22481/rbba.v12i01.12592
  • IMPERIALISMO NA AMÉRICA LATINA. AS AÇÕES DO TIO SAM NOS ANDES BOLIVIANOS

    Adilson Amorim de Sousa, Elias Maciel de Jesus
    270-292
    DOI: https://doi.org/10.22481/rbba.v12i01.12588
  • O EIXO ESTATÍSTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: PERSPECTIVAS A PARTIR DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA

    Carolina Nozella Gama, Adriana Jerônimo Da Silva Araújo
    192-206
    DOI: https://doi.org/10.22481/rbba.v12i01.12522
  • HANNAH ARENDT: FILÓSOFA EM TEMPOS DE PERPLEXIDADE

    Manuel Rodríguez Cruz; Adenaide Amorim Lima
    239-252
    DOI: https://doi.org/10.22481/rbba.v12i01.12492
  • LAS PROPUESTAS DE ENSEÑANZA Y JUEGO EN LAS REDES SOCIALES DE ESCUELAS INFANTILES DURANTE LA PANDEMIA POR COVID-19

    Patricia Sarlé, Andrea Fernández, María Ileana Ibañez, Ana Clara Monteverde, Susan De Angelis, Marcela Agullo
    58-77
    DOI: https://doi.org/10.22481/rbba.v12i01.12375
  • A REPRESENTAÇÃO DA LEGALIDADE VIOLENTA NA POESIA DE SÉRGIO VAZ: UMA PERSPECTIVA GARANTISTA PARA A LIMITAÇÃO DE PODER

    Ana Carolina Teixeira Oliveira Ruas, Maeli Marta Muniz Ribeiro
    362-379
    DOI: https://doi.org/10.22481/rbba.v12i01.12190
  • DESEMPENHO FISCAL DOS MUNICÍPIOS: UMA ANÁLISE COMPARATIVA PARA AS MESORREGIÕES DO NORTE DE MINAS E TRIÂNGULO MINEIRO

    Roberto Paulo Machado Lopes; Marta Pereira Quaresma
    293-319
    DOI: https://doi.org/10.22481/rbba.v12i01.12187
  • A INCLUSÃO DE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS NAS SEQUÊNCIAS DE ATIVIDADES DE CIÊNCIAS NATURAIS ELABORADAS POR RESIDENTES DE EDUCAÇÃO PRIMÁRIA EM CONTEXTO DE ISOLAMENTO

    Carla Lapasini, Adrián Galfrascoli, Natalia Shierson
    320-339
    DOI: https://doi.org/10.22481/rbba.v12i01.11824
  • O ESTUDO DO MODELO COMBINATÓRIO DE PADOVAN POR MEIO DA ENGENHARIA DIDÁTICA

    Renata Passos Machado Vieira, Francisco Regis Vieira Alves, Paula Maria Machado Cruz Catarino
    397-416
    DOI: https://doi.org/10.22481/rbba.v12i01.11698
  • DESARROLLO PROFESIONAL EN EL CONTEXTO DE LA FORMACIÓN DOCENTE INICIAL. UN ESTUDIO DE CASO CENTRADO EN LA MICROCLASE COMO DISPOSITIVO FORMATIVO

    Tatiana Hilen Pujol-Cols, María Basilisa García, Guillermo Cutrera
    340-361
    DOI: https://doi.org/10.22481/rbba.v12i01.11673

Ensaio

  • UMA PROVOCAÇÃO À SOCIOLOGIA FRENTE À BNCC

    Walter Birkner
    7-38
    DOI: https://doi.org/10.22481/rbba.v12i01.12570

Resenhas

  • O DESENVOLVIMENTO CONTRA A POTÊNCIA DA INFÂNCIA

    José Eduardo Gama Noronha
    431-437
    DOI: https://doi.org/10.22481/rbba.v12i01.12600
  • O PLURAL, O POLIFÔNICO E O VISCERAL NA OBRA CATÁRTICA DE JOHN BARROS

    Gledinelio Silva Santos
    444-449
    DOI: https://doi.org/10.22481/rbba.v12i01.12557
  • ENSEÑANZA INTERDISCIPLINARIA DE LAS CIENCIAS. MATICES PARA EL AULA: RESEÑA DE UN LIBRO MANCUMUNADO DE INTERÉS PLURIFACÉTICO

    Stella Maris Vaira, María Florencia Walz, Ana Patricia Fabro
    438-443
    DOI: https://doi.org/10.22481/rbba.v12i01.12446