The challenges of the working class and teacher training in the framework of rural education

Authors

DOI:

https://doi.org/10.22481/redupa.v4.16229

Keywords:

teacher training, working class, rural education

Abstract

Interview given by Dr. Celi Nelza Zulke Taffarel to Dr. Arlete Ramos dos Santos, on February 2, 2025, with the objective of presenting some elements of the correlation of forces currently present between the working class and the class that owns the means of production, in a conjunctural way, highlighting the challenges that working class people face to guarantee the right to rural education and teacher training.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Celi Nelza Zulke Taffarel, Federal University of Bahia

Pós-doutora em Educação Física pela Universidade de Oldenburg - Alemanha; Docente na Universidade Federal da Bahia (UFBA) - Brasil; Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação; Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Física, Esporte e Lazer (LEPEL/FACED/UFBA).

Contribuição de autoria: entrevistada.

Arlete Ramos dos Santos, Southwest Bahia State University

Pós-doutorado em Educação e Movimentos sociais (UNESP), Doutorado em Educação (FAE/UFMG), Professora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) e do Programa de Pós-graduação em Educação Mestrado Profissional em Educação Básica da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas Movimentos Sociais, Diversidade e Educação do Campo e Cidade (GEPEMDECC/CNPq), Coordenadora da Rede Latino Americana de Educação do Campo -Movimentos Sociais (REDE PECC-MS) e Coordenadora   do   Programa   Formacampo. Bolsista   Produtividade   no   CNPQ   Nível   2. Contribuição de autoria: entrevistadora.

References

BRASIL. Ministério da Educação. Decreto 7.352/2010. Brasília, 2020

ENGELS, F. A situação da classe trabalhadora na Inglaterra. São Paulo. Boitempo, 2008.

MÉSZÁROS; I. Para além do capital: rumo a uma teoria da transição. São Paulo. Boitempo, 2011.

MONTORO; Xabier Arrizabalo. Capitalismo mundial e economia mundial: bases teóricas e análises empíricas para a compreensão dos problemas econômicos do século XXI. São Paulo, Nova Palavra e Husitec, 2023

MONIN, Serguei. 'Paz, Terra e Pão': a volta de Lenin do exílio e as 'Teses de Abril'

Brasil de Fato | São Petersburgo (Rússia) | 14 de abril de 2024 às 11:37

https://www.brasildefato.com.br/2024/04/14/paz-terra-e-pao-a-volta-de-lenin-do-exilio-e-as-teses-de-abril

CHOMSKY, Noam; PRASHAD, Vijay. Vivemos uma emergência que requer ação urgente (uma carta escrita com Noam Chomsky). Carta semanal 1, 2021. https://www.brasildefato.com.br/2021/01/11/vivemos-uma-emergencia-que-requer-acao-urgente-uma-carta-escrita-com-noam-chomsky

MARX, Karl et al. O programa da revolução. Brasília: Nova Palavra, 2008.

TAFFAREL; C.N.Z; QUEIROZ; S R de. Educação do campo e a pedagogia histórico-crítica: contribuições para o ensino nas escolas do campo. XXVII Encontro de Pesquisadores em Educação do Nordeste- EPEN. Aracaju: Anped, 2024. https://base.pro.br/sites/regionais3/docs/17930-TEXTO_PROPOSTA_COMPLETO.pdf

ROSA, Dayane de Freitas Colombo; AMARAL, Roseli Gall do; MELO, José Joaquim Pereira. A construção do homem novo em Cuba (1959-1961): um processo de transformação por meio da alfabetização como prática de liberdade. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 21, n. 00, p. e021033, 2021. DOI: 10.20396/rho.v21i00.8660363.

Published

2025-04-01