A privatização digital da educação e seus impactos no currículo escolar: uma análise crítica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/redupa.v4.15914

Palavras-chave:

privatização digital, currículo, governança educacional, políticas educacionais, tecnologia

Resumo

A digitalização da educação tem promovido transformações estruturais nas práticas pedagógicas e na gestão escolar. Este artigo investiga os processos de privatização digital e suas implicações para o currículo escolar, considerando aspectos de governança, regulação e impactos sociotécnicos. Fundamentado em uma análise documental, o estudo dialoga com autores como Fraser (2024), Saura, Cancela e Parcerisa (2023), além de Dussel e Williams (2023), para examinar como a inserção de tecnologias digitais na educação pode acentuar desigualdades e favorecer interesses corporativos. A pesquisa evidencia a necessidade de um olhar crítico sobre o uso das tecnologias e seu papel na reconfiguração curricular.

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Biografia do Autor

Audrei Rodrigo da Conceição Pizolati, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Doutor em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), com apoio do Programa de Excelência Acadêmica/Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (PROEX/CAPES) - bolsas integrais. Integra o Grupo Interinstitucional de Pesquisa em Docências, Pedagogias e Diferenças (GIPEDI/CNPq/UNISINOS) e Grupo de Estudos e Pesquisas em Currículo, Ensino Médio e Juventudes Contemporâneas (GEPCEM/UNISINOS/CNPq).

Contribuição de autoria: autor

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Publicado

2025-02-11