Pibid Unilab e cartas pedagógicas: quais as contribuições para a formação inicial de professores?
DOI:
https://doi.org/10.22481/rid-uesb.v10i1.17096Palavras-chave:
PIBID, UNILAB, Cartas pedagógicas, Formação docenteResumo
O presente texto objetiva analisar as contribuições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência para a formação inicial de professores na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, especificamente nos subprojetos vinculados ao Instituto de Ciências Exatas e da Natureza, quais sejam: Biologia, Física, Matemática e Química, no decorrer da edição 2022-2024. Para tanto, o processo investigativo pautou-se na abordagem qualitativa, utilizando como estratégia de aproximação com a realidade a análise de cartas pedagógicas produzidas pelos bolsistas, narrando a sua experiência pessoal vivenciada durante este espaço-tempo. À vista disso, os registros autobiográficos revelaram que o Programa contribuiu para fomentar a constituição da identidade docente crítica, o elo entre teoria e prática, o desenvolvimento de conhecimentos pedagógicos especializados, a assimilação de ferramentas inovadoras e a ressignificação das práticas pedagógicas. Além de que, a participação nesta edição possibilitou também a melhoria do ensino na região do Maciço de Baturité e o exercício de escrita de trabalhos científicos, o que fortaleceu a pesquisa no campo educacional.
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