Processo formativo: reflexões de um professor que ensina Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental
Keywords:
EducaçãoAbstract
Este relato apresenta as reflexões de um dos autores, professor dos anos iniciais do Ensino Fundamental, após participar de um processo formativo desenvolvido no sul da Bahia em 2015, pelos projetos de pesquisa Um Estudo Sobre o Domínio das Estruturas Multiplicativas no Ensino Fundamental (E-Mult) e As Estruturas Multiplicativas e a formação de professores que ensinam Matemática na Bahia (PEM). Além disso, discute sobre as experiências desse em outros processos formativos, assim como na formação inicial. Embasamo-nos em Tardif (2014), quando discute os saberes docentes e a formação profissional do professor e em Imbernón (2009), ao abordar a formação permanente do professorado. Iremos observar que o Professor se surpreendeu com o processo formativo desenvolvido pelo E-Mult, uma vez que esse aconteceu sem hierarquia entre os formadores e professores, o que não foi comum em outras formações que participou. Segundo ele, nesse processo formativo os professores tiveram voz, podendo opinar e discutir, o que foi uma oportunidade rica de aprender com o outro.
Downloads
References
IMBERNÓN, F. Formação Permanente do Professor: Novas tendências. São Paulo: Cortez, 2009.
LIMA, D. C. A formação continuada de professores que ensinam matemática nos anos iniciais e as estruturas multiplicativas. 2016. 161 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Estadual de Santa Cruz, Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, Ilhéus. 2016.
MAGINA, S.; SANTOS, A.; MERLINI, V. A estrutura Multiplicativa sob a ótica da Teoria dos Campos Conceituais: uma visão do ponto de vista da aprendizagem. In: 3º SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. Fortaleza: Universidade Federal do Ceará, v. 1. p. 1-12, 2012.
SANTOS, A. Formação de Professores e as estruturas multiplicativas: reflexões teóricas e práticas. 1 ed. Curitiba: Appris, 2015.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 17. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
VERGNAUD, G. A Teoria dos Campos Conceituais. In: BRUN, J. Didáctica das matemáticas. Tradução por Maria José Figueiredo. Lisboa: Instituto Piaget, 1996. P. 155-191.
______. O que é aprender? In: BITTAR, M; MUNIZ, C. A. (orgs.). A Aprendizagem Matemática na Perspectiva da Teoria dos Campos conceituais. Curitiba: Editora CRV, 2009. p. 13-36.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2019 Com a Palavra, o Professor

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.