Curso de Ciências da Terra e Atmosfera para Rstudo do Meio
Palavras-chave:
estudo do meio, geofísica, atmosfera, ambienteResumo
No ano escolar de 2018 foi desenvolvido com uma turma de 9º ano do EF II, um curso interdisciplinar de física e geografia, com enfoque às Ciências da Terra e Atmosfera. A proposta foi desenvolver ao longo do ano letivo conteúdos e atividades experimentais relacionados ao estudo das forças da natureza e sua influência sobre o clima e solo. Esta instrumentação foi necessária na observação e interpretação da paisagem, num estudo do meio realizado na Vila do Marujá, em Cananeia. Os objetos do projeto foram atender as orientações propostas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e utilizar estratégias metodológicas de iniciação científica para desenvolvimento de habilidades de observação, instrumentação, mensuração, descrição e analise de dados num trabalho pré-campo. Este trabalho pré-campo teve a finalidade de construir um repertório teórico e procedimental que possibilitasse uma atitude mais proativa nas atividades de campo. Os resultados obtidos não apenas atenderam nossas expectativas, apesar de alguns imprevistos durante o curso, como também mostrou possibilidades metodológicas que podem atender às demandas vividas não apenas na escola, mas na sociedade contemporânea. Também pudemos constatar a relevância da interdisciplinaridade não apenas no desenvolvimento de projetos, mas na própria estruturação do currículo escolar. O trabalho resultante desta prática foi avaliado durante o percurso com rubricas de acompanhamento e prova integrada, individual e em grupo, além de relatórios de campo.
Downloads
Referências
______. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular – BNCC 3ª versão.
Brasília, DF, 2017.
NETTO, E. R. O mapa do céu, Coleção Iniciação à Astronomia, Ed. FTD.
TRINDADE, R. I. F., MOLINA, E. C., Geofísica: A Terra vista pelo buraco da fechadura, IAGUSP, apostila de divulgação da geofísica para o EM.
AB’SABER, A.N. “O baixo vale do rio Ribeira e o sistema lagunar estuarino de Cananeia -
Iguape”, in: Brasil: Paisagens de Exceção - O litoral e o pantanal Mato Grossense,
Ateliê Editorial, São Paulo.
AB’SÁBER, AZIZ. Os Domínios de Natureza no Brasil: Potencialidades Paisagísticas. São
Paulo, Ateliê Editorial, 2003.
GUERRA, A. J. T.; CUNHA, S. B. Geomorfologia: uma atualização de bases e conceitos. 2.ª
edição, Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001.
_______, GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO, INSTITUTO GEOLÓGICO-SMA (2008)
Mudanças Climáticas na Terra, Kenitiro Suguio.
SUGUIO, K. “Geologia do Quaternário e Mudanças Ambientais”, São Paulo, 2001.
SIMIELI, M. E., “Primeiros Mapas - Como entender e construir”, editora Ática, 2007.
_______, GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO, INSTITUTO GEOGRÁFICO E
CARTOGRÁFICO - IGC, Mapeamento Aerofotogramétrico do Estado de São Paulo,
vôo de 1980, escala 1:35.000.
CONTIN, R. C., Ensino de conceitos de termodinâmica: estação meteorológica como
possibilidade de aprendizagem em física, dissertação de mestrado, Universidade
Federal de Mato Grosso, IF, MT, 2017.
FOUREZ, G., A construção das ciências: introdução à filosofia e à ética das ciências, SP, Ed.
Unesp, 1995.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Com a Palavra, o Professor

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.