Modelagem Matemática: O desafio de se fazer a Matemática da necessidade
Resumen
Neste artigo escrito, sobretudo, por um acadêmico em Matemática Aplicada para quem a Modelagem é um instrumento fundamental de trabalho, a Modelagem Matemática tem seus aspectos fundamentais comentados. Uma sequência de ações no ato de se modelar uma situação-problema é descrita criando uma categorização de focos na Modelagem Matemática. Em seguida, usando esses passos para uma Modelagem de situações-problema, diversos aspectos da MM são apresentados e, ao final, é enfatizada a necessidade de se trabalhar, também, com uma Matemática da necessidade na Modelagem de situações-problema da vida real, levando a um estudo dessas situações, à sua Modelagem crítica, aos processos de avaliação de resultados e sua aplicação a problemas da vida real.
Descargas
Citas
D’Ambrósio, U. Etnomatemática: uma proposta pedagógica para a civilização em
mudança, in http://www2.fe.usp.br/~etnomat/siteantigo/anais/UbiPalesEncerramento.html, in Primeiro Congresso Brasileiro de
Etnomatemática Universidade de São Paulo Faculdade de Educação - FEUSP- 1 a 4
de novembro de 2000. São Paulo - SP. http://www2.fe.usp.br/~etnomat/siteantigo/CBEm1-Novo.htm. consultada em 01/09/2019.
Dylan, B. - Tangled up in Blues, 1975. in http://www.bobdylan.com consultada em
/03/2020.
Maculan, N. Combater o Obscurantismo: o papel dos(as) cientistas no século XXI.
O cientista do século XXI, IMECC - UNICAMP (Auditório IM), 15 e 16 de AGOSTO de
, REALIZAÇÃO: SBMAC, IMECC, CEPID-CeMEAI, PRP, PRPG.
https://www.ime.unicamp.br/eventos/cientista-seculo-xxi#p10.
Petrere Júnior, M., comunicaçao pessoal, Rio Claro, 1999.
Meyer, J.F.C.A., Caldeira, A.D. e Malheiros, A.P.S.., Modelagem em Educação
Matemática, 2013, Autêntica, 144pp.
Morin, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro in
http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/EdgarMorin.pdf , consultada em
/08/2019.
Skovsmose, O. Educação Matemática Crítica – a Questão da Democracia, 2001,
Papirus Editora, 3ª edição, 160 pp.
Freire, P. Educação como Prática da Liberdade, 1967, Paz e Terra, 149pp.
Viola, P. Coisas Do Mundo. Paulinho da Viola 1968.
http://www.paulinhodaviola.com.br/portugues/discografia/disco.asp?cod=7&tipo=
consultada em 12/03/2020.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Com a Palavra, o Professor

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.