O ensino de química na concepção dos alunos do ensino fundamental: algumas reflexões
DOI:
https://doi.org/10.22481/exon.v6i1.20431Palavras-chave:
Ensino de Química, Ensino Fundamental, Ensino de CiênciasResumo
Objeto constante de discussões no meio acadêmico, as dificuldades dos alunos em compreender os conteúdos de Química aparecem já no Ensino Fundamental, quando eles têm os primeiros contatos com a disciplina. Considerando essa observação, este trabalho teve por objetivo discutir algumas concepções que os estudantes desse nível escolar têm sobre a Química e a didática de seu professor. Para essa discussão, foram analisadas as respostas dadas por 32 estudantes do nono ano de 04 escolas públicas do município de Crateús-CE a um questionário que continha 13 perguntas. Os resultados mostraram que um dos fatores que mais contribuem para um ensino não satisfatório está centralizado na formação do professor de Ciências/Química que, como principal agente articulador do processo de ensino e aprendizagem, deveria ser capaz de criar mecanismos apropriados para tornar esse processo livre de obstáculos e impedir o fracasso do seu trabalho.
Downloads
Referências
K. Tomizaki, Apresentação - De uma geração a outra: a dimensão educativa dos processos de transmissão intergeracional, Educ. soc., 31 (2010) 321-326.
S. E. Mazzetto, S. E.; C. C. B. S. Carneiro, Licenciatura em Química da UFC: perfil
socioeconômico, evasão e desempenho dos alunos, Quim. nova, 25 (2002) 1204-1210.
E. Morin, “Os sete saberes necessários à educação do futuro”, Cortez, São Paulo, 2008.
T. Zaleski, “Fundamentos históricos do ensino de ciências”, Ibpex, Curitiba, 2009.
J. C. Libâneo, “Adeus professor, adeus professora? Novas exigências educacionais e atitudes docentes”, Cortez, São Paulo, 2003.
J. Márcio, “Os quatro pilares da educação: sobre alunos, professores, escolas e textos”, Textonovo, São Paulo, 2011.
S. F. Silva; I. B. Nunez, O ensino por problemas e trabalho experimental dos estudantes – Reflexões
teórico-metodológicas, Quim. nova, 25 (2002) 1197-1203.
Brasil, “Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental.
Introdução aos parâmetros curriculares nacionais”, MEC/SEF, Brasília, 1998.
G. Malafaia; A. S. L. Rodrigues, Uma reflexão sobre o ensino de ciências no nível fundamental da educação, Cienc. ensino, 2 (2008) 1-09.
A. Arroio; K. M. Honório; K. C. Weber; P. Homem-de Mello; M. T. P. Gambardella; A. B. F. Silva, O show da Química: motivando o interesse científico, Quim. nova, 29 (2006) 173-178.
O. A. Maldaner, “A formação inicial e continuada de professores de química: professor/pesquisador”, Unijuí, Ijuí, 2006.
O. A. Maldaner, A pesquisa como perspectiva de formação continuada do professor de Química. Quim. nova, 22 (1999) 289-292.
M. Krasilchik, “O professor e o currículo das ciências”, Pedagógica e Universitária, São Paulo, 1987.
J. O. G. Lima; L. R. Leite, O processo de ensino e aprendizagem da disciplina de Química: o caso das escolas do ensino médio de Crateús/Ceará/Brasil, Rev. eléctron. Investig. educ. cienc., 7 (2012) 72-85.
L. S. Rosenau; N. N. Fialho, “Didática e avaliação da aprendizagem em Química”, Ibpex, Curitiba, 2008.
M. C. Leal, “Didática da Química: fundamentos e práticas para o Ensino Médio”, Dimensão, Belo Horizonte, 2009.
M. E. D. A. André, “Estudo de caso em pesquisa e avaliação educacional”, Liber Livro, Brasília, 2005.
B. T. Malheiros, “Metodologia da pesquisa em educação”, LTC, Rio de Janeiro, 2011.
S. P. Cardoso; D. Colinvaux, Explorando a motivação para estudar química, Quim. nova, 23 (2000) 401-404.
F. Becker, “O caminho da aprendizagem em Jean Piaget e Paulo Freire: da ação à operação”, Vozes, São Paulo, 2010.
P. B. Focetola; P. J. Castro; A. C. J. Souza; L. S. Grion; N. C. S. Pedro; R. S. Iack; R. X. Almeida; A. C. Oliveira; C. V. T. Barros; E. Vaitsman; J. B. Brandão; A. C. O. Guerra; J. F. M. Silva, Os jogos
educacionais de cartas como estratégia de ensino de Química, Quim. nova esc., 34 (2012) 248-255.
D. Saviani, “Escola e Democracia”, Autores Associados, Campinas, 2009.
L. S. Vygotsky, “A formação social da mente”, Martins, Rio de Janeiro, 2007.
J. Piaget, “Epistemologia genética”, WMF Martins Fonte, São Paulo, 2012.
P. A. P. P. Castro; C. C. Tucunduva; E. M. Arns, A importância do planejamento das aulas para organização do trabalho do professor em sua prática docente, Athena, 10 (2008) 49-62.
D. Saviani, “Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações”, Autores Associados, Campinas, 2011.
A. I. Pérez Gómez, Ensino para a compreensão, em “J. G. Sacristán; A. I. Pérez Gómez - Compreender e transformar o ensino”, pp. 67-98, Artmed, Porto Alegre, 1998.
I. M. Sant’Anna; V. M. Sant’Anna, “Recursos educacionais para o ensino: quando e por quê?”, Vozes, Petrópolis, 2004.
Brasil. Estratégia para o ensino de Ciências. Disponível em:
<http://portal.mec.gov.br/index.php id=13566&option=com_content&view=article>. Acesso em: 12
dez. 2011.
J. I. Pozo; M. Á. G. Crespo, “A aprendizagem e o ensino de ciências: do conhecimento cotidiano ao conhecimento científico”, Artmed, São Paulo, 2009.
S. D. Vasconcelos; E. Souto, O livro didático de ciências no ensino fundamental - proposta de critérios para análise do conteúdo zoológico, Cienc. educ., 09 (2003) 93-104.
D. Delizoicov; J. A. Angotti, J. A; M. M. Pernambuco, “Ensino de Ciências: fundamentos e métodos”, Cortez, São Paulo, 2011.
J. Megid Neto; H. Fracalanza, O livro didático de ciências: problemas e soluções, Cienc. educ., 09 (2003) 147-157.
P. Perrenoud, “Avaliação: da excelência à regulação das aprendizagens entre duas lógicas”, Artmed, Porto Alegre, 1999.
C. S. Vasconcellos, “Avaliação da aprendizagem: práticas de mudança por uma práxis transformadora”, Libertad, São Paulo, 2009.
C. C. Luckesi, “Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições”, Cortez, São Paulo, 2003.
V. H. Paro, Progressão continuada, supervisão escolar e avaliação externa: implicações para a qualidade do ensino, Rev. Bras. Educ., 16 (2011) 695-716.
C. C. Guimarães, Experimentação no ensino de Química: caminhos e descaminhos rumo à aprendizagem significativa, Quim. nova esc., 31 (2009) 198-202.
M. Saraiva-Neves; C. Caballero; M. A. Moreira, Repensando o papel do trabalho experimental, na aprendizagem da física, em sala de aula – um estudo exploratório, Inv. Ens. Cienc., 11 (2006) 383-401.
A. M. Hoernig; A. B. Pereira, As aulas de ciências iniciando pela prática: o que pensam os alunos, Rev. Bras. Pesqui. Educ. Cienc., 04 (2004) 19-28.
P. Freire, “Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática pedagógica”, Paz e Terra, São Paulo, 2011.
S. F. Cárdenas, Dificultades de aprendizaje en química: caracterización y búsqueda de alternativas para superarlas, Cienc. educ., 12 (2006) 333-346.
J. C. Libâneo, Formação de profissionais da educação: visão crítica e perspectivas de mudança, em S. G. Pimenta, (Org.), “Pedagogia e pedagogos: caminhos e perspectivas”, pp. 11-57, Cortez, São Paulo, 2011.
M. C. P. S. Azevedo, Ensino por investigação: problematizando as atividades em sala de aula, em A. M. P. Carvalho, (Org.), “Ensino de Ciências: unindo a pesquisa e a prática”, pp. 19-33, Cengage
Learning, São Paulo, 2010.
M. A. Moreira; I. M. Greca, Cambio conceptual: análisis crítico y propuestas a la luz de la teoría del aprendizaje significativo, Cienc. educ., 09 (2003) 301-315.
J. O. G. Lima, Perspectivas de novas metodologias no ensino de Química, Rev. Esp. Acad., 11(2012) 95-101.
J. C. Libâneo, “Democratização da Escola pública: a pedagogia crítico-social dos conteúdos”, Loyola, São Paulo, 2006.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 Exatas Online

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.


