Em preto-e-branco e em cores: efeitos metafóricos em manchetes sobre a eleição de Barack Obama nos EUA ( In black and white and in colour: metaphorical effects in headlines on Barack Obama’s election in the U.S.A.)
DOI:
https://doi.org/10.22481/el.v10i2.1188Palavras-chave:
Discurso, Historia, Efeito metafórico, Manchetes, EleiçõesResumo
Neste artigo, analisamos algumas manchetes sobre as últimas eleições presidenciais nos Estados Unidos da América, procurando realçar sua vinculação ao que é do domínio da história, da memória e da ideologia. Defendemos, com base na Análise do Discurso de linha francesa (AD), a tese de que as manchetes analisadas deixam entrever, pela referência recorrente a diversas cores, o que Pêcheux (1993) denomina efeitos metafóricos. A constituição desses efeitos metafóricos se dá no interior de uma rede interdiscursiva, motivada pelo acontecimento decorrente do fato de um negro concorrer ao cargo de presidente dos EUA.
PALAVRAS-CHAVE : Discurso. Historia. Efeito metafórico. Manchetes. Eleições.
ABSTRACT
In this article, we analyze some headlines on the last presidential elections in the United States, seeking to highlight its ties to what is the domain of history, memory and ideology. We show how the Analysis of the Discourse of French line (AD) designs the language and its relation to reality, emphasizing the notion of metaphorical effect. We support the thesis that the analyzed headlines have shown, through the applicant reference to various colors, which Pêcheux (1993) called metaphorical purposes. The formation of these metaphorical effects occurs within a discourse network, motivated by the event due to the fact a black man competing for the post of U.S.
KEYWORDS: Discourse. History. Metaphorical effect. Headlines. Elections.
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