Construções hipotáticas oracionais aditivas de extensão (Extending additive hypotactic clausal constructions)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/el.v18i1.6099

Palavras-chave:

Adição. Hipotaxe. Extensão.

Resumo

Este artigo investiga as propriedades formais e funcionais das construções hipotáticas oracionais aditivas de extensão (CHOAE) instanciadas pelo conector além de e suas relações com construções aparentadas. A pesquisa fundamenta-se nos pressupostos teórico-metodológicos da Linguística Funcional Centrada no Uso. Os dados, extraídos do Corpus do Português e de outras fontes, em recorte sincrônico, são analisados pelo viés qualitativo e quantitativo. Os resultados demonstram que o conector além de é recrutado para diversas construções da língua portuguesa, desde usos mais concretos e espaciais até usos mais abstratos destinados à conexão de sintagmas e orações em língua portuguesa. Nessa grande gama de usos, as CHOAE revelam-se como construções que pertencem ao domínio da hipotaxe de extensão (em termos formais) e adjungem a noção de adição à ideia de “ultrapassamento” (em termos funcionais).

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Biografia do Autor

Ivo Costa Rosário, Universidade Federal Fluminense (UFF/Brasil)

Ivo da Costa do Rosário é mestre e doutor em Letras Vernáculas (Língua Portuguesa) pela UFRJ e mestre e doutor em Letras (Estudos Linguísticos) pela UFF. Atualmente é professor dos cursos de graduação e pós-graduação em Letras da UFF. É membro permanente do Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagem da UFF. É líder do CCO (Grupo de Pesquisa Conectivos e Conexão de Orações), membro do D & G (Grupo de Estudos Discurso & Gramática), coordenador do GT Descrição do Português da ANPOLL e Jovem Cientista do Nosso Estado pela FAPERJ. 

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Publicado

2020-04-30

Como Citar

ROSÁRIO, I. C.; SANTOS, M. S. Construções hipotáticas oracionais aditivas de extensão (Extending additive hypotactic clausal constructions). Estudos da Língua(gem), [S. l.], v. 18, n. 1, p. 45-64, 2020. DOI: 10.22481/el.v18i1.6099. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/article/view/6099. Acesso em: 22 dez. 2024.