Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, não está sendo avaliada para publicação por outra revista e não foi publicado em evento científico; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word ou LaTeX (desde que não ultrapasse 2MB).
  • DOIs e URLs para as referências foram informadas quando possível.

  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores.
  • Para publicação nas seções Artigos, Resenhas e Entrevistas, a exigência é que o autor tenha vínculo discente em um Programa de Pós-Graduação stricto sensu ou que tenha no mínimo o título de mestre; no caso de coautoria, pelo menos um dos autores deve ter o título de mestre. É obrigatório que todo autor tenha registro ORCID.
  • Para a seções Dossiê Temático, ao menos um dos autores deve possuir a titulação de doutor.

Diretrizes para Autores

 


Sobre a indicação de responsabilidade do autor pelo conteúdo do manuscrito

A responsabilidade pelo conteúdo de artigos (manuscritos) submetidos à Revista INTERMATHS é de responsabilidade dos autores. Embora as informações nesta revista sejam consideradas verdadeiras e precisas ao serem publicadas, nem os editores, nem a Editora podem aceitar quaisquer responsabilidades legal por quaisquer erros ou omissões que possam ser feitas. A editora não oferece nenhuma garantia, expressa ou implícita, com relação ao material aqui contido.

  • Os co-autores de um artigo devem ser todas as pessoas que fizeram contribuições científicas significativas para o trabalho relatado e que compartilham a responsabilidade pelos resultados.
  • Uma relação administrativa com a investigação por si só não qualifica uma pessoa para coautoria (mas ocasionalmente pode ser apropriado reconhecer uma assistência administrativa importante).
  • O autor que submete um manuscrito para publicação aceita a responsabilidade de incluir como co-autores todas as pessoas adequadas e nenhuma inadequada.
  • O autor responsável pela submissão deve ter enviado a cada coautor vivo uma cópia do esboço do manuscrito e obtido o consentimento do coautor para a coautoria do mesmo.

Garantindo uma Avaliação Cega pelos Pares

Os manuscritos submetidos são avaliados incialmente, pelos Editores, quanto ao cumprimento das normas de submissão. Após análise do atendimento das normas os manuscritos submetidos seguem para avaliação duplo-cega por pares (sistema de “duplo-cego ou blindagem dupla), na qual os autores não reconhecem os revisores e vice-versa. Podendo resultar em quatro situações:

  1. Aceitar (publicação conforme apresentado);
  2. Revisões requeridas (com adequações);
  3. Submeter novamente;
  4. Rejeitar (recusa para publicação).

Os avaliadores serão escolhidos de forma a garantir que sejam independentes, ou seja, que não sejam da mesma instituição que o/os autor/autores do manuscrito submetido. A inclusão da autoria no artigo será solicitada pelo Editor Chefe em momento oportuno, de forma a garantir a avaliação cega pelos pares.


Fluxo Editorial

O processo editorial da INTERMATHS segue o seguinte fluxo de trabalho:

  • Submissão: os manuscritos são recebidos no sistema. Nessa etapa os textos são rejeitados se estiverem fora dos padrões da revista pelos editores ou atribuídos a avaliadores.
  • Avaliação:  os manuscritos vão para avaliação duplo cega por pares dos trabalhos acontece. Sendo aprovado, o manuscrito segue para a próxima fase.
  • Edição de Leiaute: apenas os manuscritos aprovados por pares segue para a revisão de textos e leiaute. Isso exige ajustes textuais e/ou de forma.
  • Produção: é última fase onde se preparam os textos na sua versão final, em que os artigos são transformados em PDF e atribuído o DOI para cada um deles.
  1. O autor poderá acompanhar o fluxo editorial pelo sistema eletrônico de editoração de revistas Open Journal Systems (OJS). As decisões sobre o artigo serão comunicadas por e-mail e disponibilizadas no sistema OJS.
  2. Os autores, cujos artigos foram aceitos para publicação com correções, devem realizar as modificações sugeridas colocando-as em destaque (por exempo, em coloração diferente) no texto do artigo para futura reavaliação. Somente após o aceite final, que os autores devem colocar as identificações no artigo.
  3. É indispensável que todos os autores, coautores estejam registrados no sistema da revista e informem o ORCID.

A Revista INTERMATHS publica artigos originais, em português, espanhol e inglês dentro do escopo da sua seção de interesse. Para artigos escritos em português e/ou espanhol, TÍTULO, RESUMO e PALAVRAS-CHAVE precedem o texto e TITLE, ABSTRACT e KEYWORDS sucedem o texto. Estes dados passam a ser parte das exigências da INTERMATHS, pois amplia o alcance para um público maior. Para tanto a revista se divide nas seguintes seções:ArtigosArtigos apresentando pesquisas originais em áreas interdisciplinares e de matemática, onde a matemática desempenha um papel fundamental.Dossiê TemáticoAs propostas de dossiê temático devem ser encaminhadas para o endereço: intermaths@uesb.edu.br e deverão conter as seguintes informações: Título proposto para o dossiê; Nome do(s) coordenador(es) do dossiê juntamente com a(s) sua(s) respectiva(s) afiliação(ões) institucional(is), indicada(s) a três níveis (Universidade, Faculdade ; Departamento ou Centro), e email(s) de contato; Um pequeno texto de apresentação que identifique o tema do dossiê, a sua relevância e articulação com o domínio científico de publicação da INTERMATHS.


Referências

As referências bibliográficas devem ficar localizadas ao final do texto, contendo exclusivamente as obras citadas e devem seguir o estilo bibliográfico IEEE.


Responsabilidades do editor-chefe

As responsabilidades do editor-chefe englobam a implementação da política editorial, a supervisão do processo editorial e as relações do periódico com os autores, pareceristas, leitores, indexadores, agências de apoio a pesquisa, a comunidade científica e o público geral. Em particular, a transparência e o controle de qualidade são aspectos essenciais do processo editorial sob a responsabilidade do editor-chefe.


Artigos de Eventos Científicos e Acadêmicos

Valorizamos o papel dos Eventos Científicos e Acadêmicos para servir a comunidade com conteúdo relevante, oportuno e de alta qualidade. Para promover o desenvolvimento do trabalho em andamento e para apoiar a divulgação dos resultados encorajamos manuscritos baseados parcial ou totalmente em trabalhos apresentados em eventos científicos e acadêmicos a serem submetidos na INTERMATHS.

As seguintes diretrizes têm como objetivo esclarecer a política da INTERMATHS para autores e revisores:

  1. Os artigos de eventos ciênt´ficos revisados ​​e submetidos à consideração do periódico estão sujeitos aos critérios de originalidade, novidade e qualidade.
  2. Os resultados que aparecem nos anais de eventos podem servir de base para a submissão de um manuscrito. Ele será avaliado por seu próprio mérito quanto à novidade, sem levar em consideração a publicação prévia nos anais do evento. Esses manuscritos terão sido expandidos, revisados e / ou refinados para agregar valor aos anais do evento; por exemplo, incluindo dados mais completos ou interpretação em comparação com o artigo que aparece nos anais do evento, e pode citar um conjunto mais completo da literatura relevante.
  3. A atribuição apropriada ao evento deve ser incluída como uma citação ou um reconhecimento no manuscrito submetido. A seguinte declaração é sugerida para os Agradecimentos: "Partes deste trabalho foram apresentadas no {nome do evento} em {ano}, {número do artigo ou título do artigo}". Inclua várias conferências, se necessário.
  4. Os autores devem verificar se as políticas de direitos autorais associadas ao evento permitem a publicação de trabalhos derivados. Os autores são responsáveis ​​por obter qualquer permissão necessária para reutilizar textos, figuras, etc. 
  5. Muitos anais de eventos agora são indexados pelo Google Scholar,  CrossRef,  etc. e também podem receber um DOI. Exigimos que os autores modifiquem o título do manuscrito do periódico para evitar a indexação de duas publicações com o mesmo título.
  6. Todos os artigos submetidos seguirão os processos normais do periódico, incluindo designação de editores, revisão por pares e apelações.

Normas para Elaboração de Artigo

  1. A formatação final do artigo será feita pelos Editores da INTERMATHS;
  2. Será enviado para análise apenas artigos elaborados no template;
  3. Dimensão: O texto deve deve ter no mínimo 8 (oito) e no máximo 20 (vinte) páginas. Destaca-se que o tamanho final do arquivo deve ser de até no máximo 2MB. Casos excepcionais serão avaliados pelos Editores se acompanhados de justificativa dos autores em solicitação específica de exceção;
  4. Os pareceres de avaliação são emitidos conforme diretrizes disponíveis neste link.

Declaração de Direito Autoral

Uma nova publicação de artigo publicado na INTERMATHS, de iniciativa de seus autores ou terceiros, fica sujeita à expressa menção da precedência de sua publicação neste periódico, citando-se o volume e data dessa publicação. Autores que publicam na INTERMATHS concordam com os seguintes termos:

  • O presente trabalho está em conformidade com os Artigos 297 a 299 do Código Penal, Decreto-Lei nº 2.848 de 7 de dezembro de 1940; da Lei no 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, sobre os Direitos Autorais.
  • O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, sintática, ortográfica e bibliográfica com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais poderão ou não ser enviadas aos autores.
  • Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY). Creative Commons License
    This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
  • Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial na INTERMATHS.
  • Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online — em repositórios institucionais, página pessoal, rede social ou demais sites de divulgação científica (Veja O Efeito do Acesso Livre).

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados na INTERMATHS serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.


Política de preservação do arquivo digital

A INTERMATHS realiza os seguintes procedimentos para preservar os arquivos digitais, suas informações e fonte de origem:

  •  atribui código DOI para garantir a preservação dos dados referentes ao arquivo e afiançar os direitos autorais;
  • usa a licença Creative Commons (CC BY 4.0) para preservar os dados dos artigos, garantir sua integridade e assegurar os direitos autorais;
  • usa o sistema LOCKSS/CLOCKSS que permite acesso em longo prazo e arquivamento em bibliotecas;
  • faz uso dos sistemas de processamento de metadados OAI, MODS 3.4, OpenURL 1.0, Dublin Core 1.1;
  • permite a coleta de recursos digitais e metadados por outros sistema de distribuição através do Open Archives Initiative Protocol for Metadata Harvesting (OAI-PHM) - fonte OAI validada por BASE OAI-PMH Validator.
  • usa o sistema de armazenamento em nuvem do Google Drive, o que garante cópias de segurança dos arquivos.

Taxas para autores

A INTERMATHS não cobra qualquer tipo taxa e/ou pagamento para submissão, avaliação, edição e publicação de artigos.


Licença Creative Commons Todo o conteúdo deste periódico está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).

Artigos

Política padrão de seção

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.