Vídeos curtos na perspectiva dos seres-humanos-com-mídias e da Teoria da Atividade
DOI:
https://doi.org/10.22481/intermaths.v3i2.11869Palavras-chave:
EditorialDownloads
Metrics
Referências
BORBA, M. C. The future of mathematics education since COVID-19: humans-with-media or humans-with-non-living-things. Educational Studies in Mathematics. 2021. Disponível em: <http://hdl.handle.net/11449/207705> acesso em out/22.
BORBA, M. C.; SILVA, R. S. R. da; GADANIDIS, G. Fases das tecnologias digitais em Educação Matemática. Belo Horizonte: Autêntica. 2015.
BORBA, M. C.; ALMEIDA, H. R. F. L.; CHIARI, A S. S. Tecnologias Digitais e a relação entre teoria e prática: uma análise da produção em trinta anos de BOLEMA. Boletim de Educação Matemática, v. 29, n. 53. 2015.
BORBA, M. C.; PENTEADO, M. G. Informátina na Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.
BORBA, M. C.; SOUTO, D. L. P.; CANEDO JUNIOR, N. R. Vídeos na Educação Matemática: Paulo Freire e a Quinta Fase das Tecnologias Digitais. Belo Horizonte: Autêntica, 2022. 141 p. ISBN: 978-65-59281-36-7.
BORBA, M. C.; VILLARREAL, M. E. Humans-with-media and the reorganization of mathematical thinking: Information and communication technologies, modeling, experimentation and visualization. Springer. 2005
DAVÍDOV, V. La enseñanza escolar y el desarrollo psíquico. Prefácio. Moscu, Editorial Progreso, 1988.
ENGESTRÖM, Y. Expansive learning at work: toward an activity theoretical reconceptualization. Journal of Education and Work, 14 (1), 133-156. doi: 10.1080/13639080020028747. 2001.
LÉVY, P. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. Rio de Janeiro, Brasil: Editora 34. 1993.
NEVES, L. X. Articulação de representações na produção de videos digitais sobre geometria analítica. In: FESPM, Federación Española de Sociedades de Profesores de Matemáticas (Ed.), VIII Congreso Iberoamericano de Educación Matemática (pp. 218-226). Madrid, España: FESPM.2017.
SOUTO, D. L. P. Transformações Expansivas em um curso de Educação Matemática a Distância Online (Tese de doutorado não publicada). Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Rio Claro, Brasil. 2013.
STAVISKI, G. Sem tempo de ser criança: reflexões sobre o tempo no brincar e semovimentar de crianças. Dissertação (mestrado)- Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, BRASIL, 2010.
SU, C.; ZHOU, H;, GONG, L.; TENG, B.; GENG, F.; HU, Y. Viewing personalized video clips recommended by TikTok activates default mode network and ventral tegmental area. NeuroImage, 237, 118136. https://doi.org/10.1016/j.neuroimage.2021.118136. 2021.
TIKHOMIROV, O. K. The psychological consequences of the computerization. In: J. Werstch (Ed.), The concept of activity in soviet psychology (pp. 256 - 278). New York, United States: Sharp. 1981.
VILLARREAL, M.; BORBA, M. C. Collectives of humans - with - media in mathematics education: notebooks, blackboards, calculators, computers and ... notebooks throughout 100 years of ICMI. ZDM Mathematics Educations, 42 (1), 49-62. doi: 10.1007/ s11858 - 009 - 0207 - 3. 2010.
XAVIER, J. F. Estudo da função quadrática com utilização do software GeoGebra na perspectiva da teoria histórico-cultural: transformações expansivas. Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022. Disponível em: <http://hdl.handle.net/11449/217141>.
ZAMPIERI, M. T.; DOMINGUES, N. S.; BORBA, Marcelo C. Festival de Vídeos Digitais e Educação Matemática: Problematizando suas funções sociais. Revista Roquette Pinto: A revista do vídeo estudantil , v. Fev/2020, p. 56-74, 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 INTERMATHS
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
All content of Revista INTERMATHS/Journal INTERMATHS is licensed under a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC-BY 4.0).