Construção de Imagens de Conceitos a partir de Modelos Matemáticos obtidos com o Programa Tracker
DOI:
https://doi.org/10.22481/intermaths.v2i2.8983Palavras-chave:
Mathematical Modeling, Mathematics Teaching, Tracker SoftwareResumo
Este trabalho tem por objetivo investigar o potencial de aliar a metodologia de Modelagem Matemática com o uso do programa Tracker com estudantes da graduação em Matemática-Licenciatura na reconstrução de modelos físicos, para construção de conceitos de função. Para isso foi realizado um estudo qualitativo de caráter exploratório, envolvendo atividades de campo. Nossos resultados parciais apontam para uma maior compreensão na construção dos modelos, já que os modelos matemáticos podem ser recriados a partir da correlação a modelos físicos já validados, também verificou-se que o programa Tracker possibilita uma excelente percepção visual de diferentes imagens de conceitos, que compreendemos favorecer a construção de definição de novos conceitos ou modificação e ampliação de conceitos já construídos no cognitivo do aluno.
Downloads
Metrics
Referências
D. Tall and S. Vinner, “Concept image and concept definition in mathematics with particular reference to limit and continuity”, Educational Studies in Mathematics, vol. 12, no. 2, pp. 151–169, 1981. https://doi.org/10.1007/BF00305619
A. S. G. Leão and V. Bisognin, “Construção do conceito de função no ensino fundamental por meio da metodologia de resolução de problemas”, Educação Matemática em Revista, vol. 1, no. 10, pp. 27–35, 2009.
L. W. Almeida, K. P. Silva, and R. E. Vertuan, Modelagem Matemática na Educação Básica. São Paulo: Contexto, 2012.
R. C. Bassanezi, Ensino-aprendizagem com modelagem matemática. São Paulo: Contexto, 2002.
R. Magarinus, L. Buligon, and M. M. Martins, “Uma proposta para a introdução do ensino de funções através da utilização do programa Tracker”, Ciência e Natura, vol. 37, no. 3, pp. 481–498, 2015.
D. Brown, R. Hanson, and W. Christian, “Tracker: Video analysis and modeling tool”, 2021. Access date: 20 jun. 2021.
M. C. Borba and A. Chiari, Tecnologias Digitais e Educação Matemática. São Paulo: Livraria da Física, 2013.
M. A. Cavalcante and C. R. C. Tavolaro, “Estudo do lançamento horizontal utilizando o computador para aquisição e análise de dados”, Caderno Brasileiro de Ensino de Física, vol. 14, no. 3, pp. 276–287, 1997.
D. Halliday, R. Resnick, and J. Walker, Fundamentos de Física: Mecânica, vol. 1. São Paulo: LTC, 10 ed., 2016.
A. R. Souza, D. F. V. Arévalo, E. R. Viveiros, and O. L. C. Abril, Ensino de Ciências e Matemática IV: temas de investigação, ch. Uso de GeoGebra para analisar o movimento harmônico simples por meio do pêndulo simples. São Paulo: UNESP, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 INTERMATHS
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
All content of Revista INTERMATHS/Journal INTERMATHS is licensed under a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC-BY 4.0).