A BNCC e o parâmetro do mercado para a qualidade do ensino: contrassenso a uma educação crítico-emancipatória
DOI:
https://doi.org/10.22481/poliges.v2i1.8526Palavras-chave:
Base Nacional Comum Curricular, Ciências Humanas, Pedagogia das Competências, Privatização da educaçãoResumo
Neste artigo trazemos reflexões a partir de alguns documentos e estudos realizados por pesquisadores que discutem a privatização da educação e as parcerias público-privadas da educação pública que tem acontecido em escala mundial. No contexto educacional tais interesses têm se consolidado por meio de programas educacionais advindos principalmente do Banco Mundial – BM, de agências internacionais como a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico – OCDE, de empresas e Organizações da Sociedade Civil que buscam consolidar o projeto neoliberal na educação. Destacamos para o nosso estudo, a área de Ciências Humanas da Base Nacional Comum Curricular – BNCC e sua pedagogia das competências, a qual tem servido como suporte para a consolidação desses interesses empresariais na educação, implementando uma educação conservadora em detrimento da perspectiva crítico-emancipatória.
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