Para além do conteúdo histórico escolar: as ideias dos alunos sobre a escravização africana e o racismo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/politeia.v21i1.11061

Palavras-chave:

Africanos. Educação histórica. Escravização. Novo humanismo.

Resumo

Compreendendo a importância de conhecer as direções do tráfico, de onde vieram e para onde foram as populações escravizadas e as contribuições culturais trazidas por estes povos (SOUZA, 2009), este trabalho busca apresentar experiência desenvolvida no oitavo ano do ensino fundamental II, através do projeto intitulado “As viagens de africanos escravizados e a travessia do Atlântico”. O intuito foi despertar na consciência dos alunos um sentido histórico capaz de estabelecer relações entre presente, passado e futuro (RÜSEN, 2015a) sobre a ideia de superioridade racial. Buscamos propor uma educação histórica humanizada, empática, que ultrapassasse a noção de conteúdo escolar tornando-se uma orientação para vida prática. Foram desenvolvidas pesquisas supervisionadas sobre de onde os africanos escravizados partiram, onde desembarcaram na América, as condições e as resistências em torno da escravização. O projeto foi desenvolvido com base na metodologia conhecida como “aula oficina” a partir da proposta da pesquisadora Isabel Barca (2004).

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Biografia do Autor

Erica Xavier, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Doutoranda no Programa de Pós- graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Ana Beatriz Accorsi Thomsom, Secretaria de Educação do Estado do Paraná

Professora da Rede Estadual de Educação do Estado do Paraná. Doutora pelo Programa de Pós- graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

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Publicado

2023-04-27

Como Citar

Xavier, E., & Thomsom, A. B. A. (2023). Para além do conteúdo histórico escolar: as ideias dos alunos sobre a escravização africana e o racismo. Politeia - História E Sociedade, 21(1), 95-107. https://doi.org/10.22481/politeia.v21i1.11061