Juventude e ensino de História: desafios metodológicos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/politeia.v21i1.11062

Palavras-chave:

Adolescência, Ensino de História, Juventudes

Resumo

O presente texto resulta de nossas pesquisas, que tiveram como principais sujeitos alunos que se encontram na condição de adolescentes/jovens e visou refletir sobre sua relação com o conhecimento histórico. Apresentamos algumas considerações acerca dessas etapas da vida e sobre como, geralmente, eles são concebidos pela sociedade e pesquisas acadêmicas. Entendemos tratar-se de categorias polifônicas e, aqui, pretendemos expressar e explorar essa polifonia problematizando-as, apresentando uma discussão do seu percurso histórico no Brasil e relacionando-as com os estudos realizados. Defendemos que pensar nessas categorias e nos sujeitos que as compõem não pode se dar em bloco, desprovido de características peculiares. Assim, junto com autores que estudam a temática, concordamos que abordar adolescências/juventudes no plural é o mais adequado por se tratar de fenômeno construído em bases sociais, econômicas, culturais, psicológicas e emocionais complexas, que impactam diretamente na forma como esses sujeitos vivenciam a aprendizagem histórica.

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Biografia do Autor

Edinalva Padre Aguiar, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb)

Professora Titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). Vice- coordenadora do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Ensino de História/DH/Uesb. Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Maria Alessandra dos Santos Aquino, Secretaria de Educação do Estado da Bahia

Professora da Rede Pública Estadual de Ensino do Estado  da Bahia. Membro do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Ensino de História/DH/UESB. Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb)

Maria Cristina Dantas Pina, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb)

Professora Titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). Doutora em História da Educação pela Universidade de Campinas (Unicamp).

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Publicado

2023-04-27

Como Citar

Aguiar, E. P., Aquino, M. A. dos S., & Pina, M. C. D. (2023). Juventude e ensino de História: desafios metodológicos. Politeia - História E Sociedade, 21(1), 67-85. https://doi.org/10.22481/politeia.v21i1.11062