Reflexões sobre o ensino e aprendizagem da História Difícil em tempos de Novo Humanismo
DOI:
https://doi.org/10.22481/politeia.v21i1.11065Palavras-chave:
História difícil. Novo humanismo. Educação Histórica.Resumo
As reflexões aqui apresentadas compõem a pesquisa que está sendo realizada no Doutorado em Educação na Universidade Estadual de Londrina. A pesquisa situa-se no campo de investigação da Educação Histórica e abarca as discussões sobre o novo humanismo de Jörn Rüsen (2021) através do trabalho com a história difícil (burdening history), conceito desenvolvido por Bodo von Borries (2011). O foco deste presente texto é ponderar sobre a aprendizagem da história difícil do Holocausto em aulas de História e sobre o novo humanismo de Jörn Rüsen, entendendo que o Holocausto trouxe questões e paradigmas que vão além de seu tempo e que trouxeram consequências para a forma como se entendem os direitos humanos e a dignidade humana nos dias de hoje.
Downloads
Referências
BARCA, I. O papel da educação histórica no desenvolvimento social. In: CAINELLI, M. SCHMIDT, M. A. (org.). Educação histórica: teoria e pesquisa. Ijuí: Ed. Unijuí, 2011.
BORRIES, B. von. Coping with burdening history. In. BJERG, H.; LENZ, C.; THORSTENSEN, E. (ed.). Historicizing the Uses of the Past. Scandinavian Perspectives on History Culture. Historical Consciousness and Didactics of History Related to World War II. Bielefeld: Transcript - Verlag für Kommunikation, Kultur und soziale Praxis, 2011. 165-185.
CORREIA, J. dos S. O uso da fonte literária no ensino de história: diálogo com o romance Úrsula (final do século XIX). História & Ensino, Londrina, v. 18, n. 2, p. 179-201, jul.-dez. 2012. Disponível em: https://moodle.ufsc.br/mod/resource/view.php?id=456839.
GAGO, M. Entrevista - Jörn Rüsen. Algumas Ideias Sobre a Interseção da Meta-História e da Didática da História. História Hoje, v. 5, n. 9, p. 159- 170, 2016.
IHRA. Recomendações para o ensino e a aprendizagem sobre o Holocausto. 2019.
NECHI, L. P. O novo humanismo como princípio de sentido da didática da história: reflexões a partir da consciência histórica de jovens ingleses e brasileiros. 293 p. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2017.
RÜSEN, J. Humanism in response to the Holocaust: destruction or innovation? Postcolonial Studies, v. 11, n. 2, p. 191-200, 2008.
RÜSEN, J. Formando a Consciência Histórica: por uma didática humanista da História. Antíteses, Londrina, v. 5, n.1 0, p. 519-536, jul.-dez. 2012.
RÜSEN, J. Humanismo e didática da história. Org. e trad. de Maria Auxiliadora Schmidt, Isabel Barca, Marcelo Fronza e Lucas Pydd Nechi. Curitiba: W.A. Editores, 2015.
RÜSEN, J. Humanism: foundations, diversities, developments. 1ª Ed. Nova York: Routledge, Taylor & Francis Group. 2021.
SCHMIDT, M. A. Aprendizagem da “burdening history”: desafios para a educação histórica. Mneme: Revista de humanidades. Caicó, v. 16, n. 36, p. 10-26, jan.-jul. 2015.
SCHIMDT, M. A.; BARCA, I. Aprender história: perspectivas da educação histórica. Ijuí: Editora Unijuí, 2009.
SCHMIDT, M. A.; CAINELLI, M.; MIRALLES, P. As pessoas tentam, mas a história difícil não é facilmente descartada: o lugar dos temas controversos no ensino de história. Antíteses, v. 11, n. 22, p. 484-492, jul.-dez. 2018.
SILVA, M. da C. Educação histórica: perspectivas para o ensino de história em Goiás. Saeculum, João Pessoa, n. 24, p. 197-211, jan./jun. 2011.
UNESCO. Educação sobre o Holocausto e para a prevenção do genocídio. Portugal: UNESCO, 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Politeia - História e Sociedade
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.