Reflexões sobre o ensino e aprendizagem da História Difícil em tempos de Novo Humanismo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/politeia.v21i1.11065

Palavras-chave:

História difícil. Novo humanismo. Educação Histórica.

Resumo

As reflexões aqui apresentadas compõem a pesquisa que está sendo realizada no Doutorado em Educação na Universidade Estadual de Londrina. A pesquisa situa-se no campo de investigação da Educação Histórica e abarca as discussões sobre o novo humanismo de Jörn Rüsen (2021) através do trabalho com a história difícil (burdening history), conceito desenvolvido por Bodo von Borries (2011). O foco deste presente texto é ponderar sobre a aprendizagem da história difícil do Holocausto em aulas de História e sobre o novo humanismo de Jörn Rüsen, entendendo que o Holocausto trouxe questões e paradigmas que vão além de seu tempo e que trouxeram consequências para a forma como se entendem os direitos humanos e a dignidade humana nos dias de hoje.

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Biografia do Autor

Giovana Maria Carvalho Martins, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

 

Professora da Rede Pública de Ensino do Município de Londrina-PR. Mestre e Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Estadual de Londrina (UEL)

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Publicado

2023-04-27

Como Citar

Martins, G. M. C. (2023). Reflexões sobre o ensino e aprendizagem da História Difícil em tempos de Novo Humanismo. Politeia - História E Sociedade, 21(1), 86-94. https://doi.org/10.22481/politeia.v21i1.11065