Da sala de aula à sala de casa, um outro tempo, ou a ponta de um mistério: o estado da arte sobre o ensino-aprendizagem de História na pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/politeia.v21i1.11072

Palavras-chave:

Ensino de história. Pandemia. Aprendizagem histórica

Resumo

Neste artigo apresentamos o estado da arte das publicações de relatos de experiência sobre o ensino de História no contexto da pandemia da Covid 19. Através de levantamento feito no Google Acadêmico, foram selecionados textos publicados de março de 2020 a junho de 2022. O objetivo foi identificar os principais temas e questões que preocuparam os/as docentes frente à implantação do ensino remoto emergencial imposto em todo o país. Os textos encontrados apontam os desafios enfrentados e os caminhos trilhados pelos/as professores/as, trazendo grandes contribuições para a reflexão sobre a aprendizagem histórica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriana Silva Teles Boudoux, Universidade do Estado da Bahia (Uneb)

Professora da Universidade do Estado da Bahia (Uneb). Doutoranda em História pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).

Célia Santana Silva, Universidade do Estado da Bahia (Uneb)

Professora da Universidade do Estado da Bahia (Uneb). Doutora em História pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).r.

Referências

CAIMI, F. Por que os alunos (não) aprendem História? Reflexões sobre ensino, aprendizagem e formação de professores de História. Tempo, p. 17-32, 2007.

CAIMI, F. Progressão do conhecimento histórico. In: FERREIRA, M. de M.; OLIVEIRA, M. M. D. de (coord.). Dicionário de Ensino de História. Rio de Janeiro: FGV, 2019. p. 209-213.

CAIMI, F.; MISTURA, L.; MELLO, P. Aprendizagem histórica em contexto de pandemia. Fronteiras: Revista Catarinense de História, n. 37, p. 9-23, 28 jul. 2021. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/FRCH/article/view/12463/7981. Acesso em 08 jul. 2022.

CHARLEAUX, L. A. F. Estamos trocando o pneu com o carro andando: educação escolar e ensino de História no meio rural em São Luiz do Paraitinga (SP) durante uma pandemia. Humanidades em Diálogo, v. 11, p. 156-170, 2022. Disponível em DOI: https://doi.org/10.11606/issn.1982-7547.hd.2022.177344. Acesso em 9 jul. 2022

CRESCÊNCIO, C. L. Estágio obrigatório não presencial no Ensino de História: inquietações de estudantes antes e durante a pandemia do novo coronavírus (UFMS/CPTL, 2017-2020). História & Ensino, v. 27, n. 1, p. 8-28, jan.-jun. 2021. Disponível em: https://www.uel.br/revistas/uel/index.php/histensino/article/view/42634/30111. Acesso em: 7 jul. 2022.

DUTRA, P.; MENDES, L. P.; CARDOSO, M. G.; VIEIRA, A. F. Experiências do PIBID/UNESC em tempos de pandemia e o ensino remoto. Linguagem, Ensino e Educação, Criciúma, v. 5, n.2, p. 65-76, jul.-dez. 2021. Disponível em: https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/lendu/article/view/6882/6139. Acesso em 09/09/2022.

FERNANDES, R. Muito mais do que uma hashtag, vidas negras importam: ensino de História e pandemia. Palavras ABEHrtas, n. 2, ago. 2021. Disponível em: https://docplayer.com.br/220576909-Muito-mais-do-que-uma-hashtag-vidas-negras-importam-ensino-de-historia-e-pandemia-robson-ferreira-fernandes-1.html

FREITAS, I. P. T. D. de; PEREIRA, N. C. N. Ensino de História: o uso das tecnologias digitais no desenvolvimento da aprendizagem histórica. Ensino Em Perspectivas, v. 2, n. 2, p. 1–16, 2021. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/4947. Acesso em set. 2021.

KRENAK, A. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.

NICOLINI, C; SILVA, M. da C. e. Ensino de História em tempos de pandemia: percepções e narrativas de estudantes da Educação Básica de Goiás, Brasil. CLIO: Revista de Pesquisa Histórica, Recife, v. 40, p. 6-25, jan-jun, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaclio/article/view/251066. Acesso em 06 jul. 2022.

RODRIGUES, R. Vozes docentes. Fronteiras: Revista Catarinense de História, n. 36, p. 224-251, 18 dez. 2020. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/FRCH/article/view/11886/7603. Acesso em 08 jul. 2022.

ROSA, J. G. O espelho. In: Primeiras estórias. Rio de Janeiro: livraria José Olympio Editora, 1962. p. inicial-final

SCHMIDT, M.; A. Cognição histórica situada: que aprendizagem histórica é esta? In: SCHMIDT, Maria Auxiliadora; BARCA, Isabel (org). Aprender História: perspectivas da educação histórica. Ijuí: Ed. Unijui, 2009, p. 21-51.

TAMANINI, P. A.; de Morais, A. M. Olhando a medusa pelo reflexo do espelho: as imagens das pandemias nos manuais didáticos de história. Revista Eletrônica Cientí¬fica Ensino Interdisciplinar, Mossoró, v. 7, n. 21, p. 334-350, jun. 2021. Disponível em: http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:fWNDThxJBOIJ:periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/download/3167/2689+&cd=1&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br. Acesso em: 10 jul. 2022.

Downloads

Publicado

2023-04-27

Como Citar

Boudoux, A. S. T., & Silva, C. S. (2023). Da sala de aula à sala de casa, um outro tempo, ou a ponta de um mistério: o estado da arte sobre o ensino-aprendizagem de História na pandemia. Politeia - História E Sociedade, 21(1), 55-66. https://doi.org/10.22481/politeia.v21i1.11072