Da sala de aula à sala de casa, um outro tempo, ou a ponta de um mistério: o estado da arte sobre o ensino-aprendizagem de História na pandemia
DOI:
https://doi.org/10.22481/politeia.v21i1.11072Palavras-chave:
Ensino de história. Pandemia. Aprendizagem históricaResumo
Neste artigo apresentamos o estado da arte das publicações de relatos de experiência sobre o ensino de História no contexto da pandemia da Covid 19. Através de levantamento feito no Google Acadêmico, foram selecionados textos publicados de março de 2020 a junho de 2022. O objetivo foi identificar os principais temas e questões que preocuparam os/as docentes frente à implantação do ensino remoto emergencial imposto em todo o país. Os textos encontrados apontam os desafios enfrentados e os caminhos trilhados pelos/as professores/as, trazendo grandes contribuições para a reflexão sobre a aprendizagem histórica.
Downloads
Referências
CAIMI, F. Por que os alunos (não) aprendem História? Reflexões sobre ensino, aprendizagem e formação de professores de História. Tempo, p. 17-32, 2007.
CAIMI, F. Progressão do conhecimento histórico. In: FERREIRA, M. de M.; OLIVEIRA, M. M. D. de (coord.). Dicionário de Ensino de História. Rio de Janeiro: FGV, 2019. p. 209-213.
CAIMI, F.; MISTURA, L.; MELLO, P. Aprendizagem histórica em contexto de pandemia. Fronteiras: Revista Catarinense de História, n. 37, p. 9-23, 28 jul. 2021. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/FRCH/article/view/12463/7981. Acesso em 08 jul. 2022.
CHARLEAUX, L. A. F. Estamos trocando o pneu com o carro andando: educação escolar e ensino de História no meio rural em São Luiz do Paraitinga (SP) durante uma pandemia. Humanidades em Diálogo, v. 11, p. 156-170, 2022. Disponível em DOI: https://doi.org/10.11606/issn.1982-7547.hd.2022.177344. Acesso em 9 jul. 2022
CRESCÊNCIO, C. L. Estágio obrigatório não presencial no Ensino de História: inquietações de estudantes antes e durante a pandemia do novo coronavírus (UFMS/CPTL, 2017-2020). História & Ensino, v. 27, n. 1, p. 8-28, jan.-jun. 2021. Disponível em: https://www.uel.br/revistas/uel/index.php/histensino/article/view/42634/30111. Acesso em: 7 jul. 2022.
DUTRA, P.; MENDES, L. P.; CARDOSO, M. G.; VIEIRA, A. F. Experiências do PIBID/UNESC em tempos de pandemia e o ensino remoto. Linguagem, Ensino e Educação, Criciúma, v. 5, n.2, p. 65-76, jul.-dez. 2021. Disponível em: https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/lendu/article/view/6882/6139. Acesso em 09/09/2022.
FERNANDES, R. Muito mais do que uma hashtag, vidas negras importam: ensino de História e pandemia. Palavras ABEHrtas, n. 2, ago. 2021. Disponível em: https://docplayer.com.br/220576909-Muito-mais-do-que-uma-hashtag-vidas-negras-importam-ensino-de-historia-e-pandemia-robson-ferreira-fernandes-1.html
FREITAS, I. P. T. D. de; PEREIRA, N. C. N. Ensino de História: o uso das tecnologias digitais no desenvolvimento da aprendizagem histórica. Ensino Em Perspectivas, v. 2, n. 2, p. 1–16, 2021. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/4947. Acesso em set. 2021.
KRENAK, A. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.
NICOLINI, C; SILVA, M. da C. e. Ensino de História em tempos de pandemia: percepções e narrativas de estudantes da Educação Básica de Goiás, Brasil. CLIO: Revista de Pesquisa Histórica, Recife, v. 40, p. 6-25, jan-jun, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaclio/article/view/251066. Acesso em 06 jul. 2022.
RODRIGUES, R. Vozes docentes. Fronteiras: Revista Catarinense de História, n. 36, p. 224-251, 18 dez. 2020. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/FRCH/article/view/11886/7603. Acesso em 08 jul. 2022.
ROSA, J. G. O espelho. In: Primeiras estórias. Rio de Janeiro: livraria José Olympio Editora, 1962. p. inicial-final
SCHMIDT, M.; A. Cognição histórica situada: que aprendizagem histórica é esta? In: SCHMIDT, Maria Auxiliadora; BARCA, Isabel (org). Aprender História: perspectivas da educação histórica. Ijuí: Ed. Unijui, 2009, p. 21-51.
TAMANINI, P. A.; de Morais, A. M. Olhando a medusa pelo reflexo do espelho: as imagens das pandemias nos manuais didáticos de história. Revista Eletrônica Cientí¬fica Ensino Interdisciplinar, Mossoró, v. 7, n. 21, p. 334-350, jun. 2021. Disponível em: http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:fWNDThxJBOIJ:periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/download/3167/2689+&cd=1&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br. Acesso em: 10 jul. 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Politeia - História e Sociedade
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.