Compassos entre o ensino de História e a formação de professores: trajetórias em construção.
DOI:
https://doi.org/10.22481/politeia.v21i1.11118Palavras-chave:
Educação Histórica. Ensino de História. Formação de ProfessoresResumo
Este artigo integra estudos que analisam como professores em serviço acompanham discussões acerca do ensino de História e concepções teórico-metodológicas da Educação Histórica. Aborda elementos que relacionam o ensino de História e a formação de professores a partir do estabelecimento da disciplina na grade curricular das escolas do Brasil. Reforça, apoiando-se em concepções como a de Fenelon (1982) e a de Nadai (1993), que as primeiras relações entre formação de professores e ensino de História são heranças de estruturas educacionais europeias, de fins do século XIX e século XX, embasadas em ideias positivistas, cientificistas e tecnicistas. Desenvolve-se, seguindo a periodização de Schmidt (2012), para o ensino de História no currículo escolar brasileiro, estabelecendo quatro fases que possibilitam analisar aspectos das questões educacionais e a conjuntura sociopolítica do país: 1. Construção do código disciplinar da História no Brasil (1838-1931); 2. Consolidação do código disciplinar da História no Brasil (1931-1971); 3. Crise do Código disciplinar da História no Brasil (1971-1984); 4. Reconstrução do código disciplinar da História no Brasil (1984-?). Destaca princípios da organização do ensino de História e consequentes exigências para a formação de professores envolvidas com a transmissão de informações que não priorizam a análise, reflexão ou interpretações de diferentes perspectivas dos eventos históricos. Contribui no questionamento das perspectivas do processo de ensinar e aprender História e sobre para qual tipo de sociedade contribuir.
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