A formação intelectual, moral e física: educar para a vida completa e a emergência do capitalismo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/politeia.v1i23.13394

Palavras-chave:

Ensino Integral, Ensino Intuitivo, Instrução Pública Primária

Resumo

O presente trabalho busca investigar, no recorte temporal do Brasil Império das últimas décadas do século XIX, as disputas e tensões no cenário político e educacional do Ceará e da Corte, em torno da implementação do princípio do “ensino integral” no currículo da Instrução Pública Primária. Tendo como fontes os escritos de importantes figuras do movimento político e letrado à época – mais especificamente, o artigo de Francisca Clotilde intitulado “A educação moral das crianças na escola”, veiculado em Fortaleza, na revista A Quinzena, em 1887; o relatório de estudos de Amaro Cavalcanti publicado no jornal Cearense, em 1881; e o parecer de Rui Barbosa sobre a reforma do Ensino Primário, de 1883 – nos debruçaremos sobre a dinâmica conflitual que envolveu as discussões que tomaram como pauta a renovação do currículo escolar primário e dos métodos de ensino ensino que melhor atenderiam as exigências da “vida ativa” e do exercício do trabalho, no contexto de emergência do capitalismo.

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Biografia do Autor

Cleidiane Morais, Universidade Federal do Ceará (UFC).

Doutora em História pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

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Publicado

2024-11-01

Como Citar

Morais, C. (2024). A formação intelectual, moral e física: educar para a vida completa e a emergência do capitalismo. Politeia - História E Sociedade, 23(1), 54-68. https://doi.org/10.22481/politeia.v1i23.13394