A formação intelectual, moral e física: educar para a vida completa e a emergência do capitalismo
DOI:
https://doi.org/10.22481/politeia.v1i23.13394Palavras-chave:
Ensino Integral, Ensino Intuitivo, Instrução Pública PrimáriaResumo
O presente trabalho busca investigar, no recorte temporal do Brasil Império das últimas décadas do século XIX, as disputas e tensões no cenário político e educacional do Ceará e da Corte, em torno da implementação do princípio do “ensino integral” no currículo da Instrução Pública Primária. Tendo como fontes os escritos de importantes figuras do movimento político e letrado à época – mais especificamente, o artigo de Francisca Clotilde intitulado “A educação moral das crianças na escola”, veiculado em Fortaleza, na revista A Quinzena, em 1887; o relatório de estudos de Amaro Cavalcanti publicado no jornal Cearense, em 1881; e o parecer de Rui Barbosa sobre a reforma do Ensino Primário, de 1883 – nos debruçaremos sobre a dinâmica conflitual que envolveu as discussões que tomaram como pauta a renovação do currículo escolar primário e dos métodos de ensino ensino que melhor atenderiam as exigências da “vida ativa” e do exercício do trabalho, no contexto de emergência do capitalismo.
Downloads
Referências
BARBOSA, R. Reforma do Ensino Secundário e Superior. IX, t. I. Rio de Janeiro: Ministério da Educação e Saúde, 1942.
BARBOSA, R. Reforma do Ensino Primário e várias instituições complementares da Instrução Pública. In: BARBOSA, R. Obras Completas. v. X, t. I. Rio de Janeiro: Ministério da Educação e Saúde, 1947a.
BARBOSA, R. Reforma do Ensino Primário e várias instituições complementares da Instrução Pública. In: BARBOSA, R. Obras Completas. v. X, t. II. Rio de Janeiro: Ministério da Educação e Saúde, 1947b.
BASTOS, M. H. C. A educação como espetáculo. In STEPHANOU, M.; BASTOS, M. H. C (org.). Histórias e memórias da educação no Brasil II: século XIX. Petrópolis: Vozes, 2005.
CAVALCANTI, A. Relatório do Dr. Amaro Cavalcanti. Instrução Pública. Cearense. Fortaleza, n. 224, p. 3, 19 out. 1881a. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/DocReader.aspx?bib=709506&pasta=ano%20188&hf=memoria.bn.br&pagfis=15000. Acesso em: 5 jul. 2022.
CAVALCANTI, A. Relatório do Dr. Amaro Cavalcanti. Instrução Pública. Cearense. Fortaleza, n. 192, p. 3, 7 set. 1881b.,. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/docreader.aspx?bib=709506&pasta=ano%20188&pesq=&pagfis=14936. Acesso em: 10 jul. 2022
CAVALCANTI, A. Relatório do Dr. Amaro Cavalcanti. Instrução Pública. Cearense. Fortaleza, n. 198, p. 3, 16 set. 1881c.. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/docreader.aspx?bib=709506&pasta=ano%20188&pesq=&pagfis=14958. Acesso em: 5 jul. 2022.
CAVALCANTI, A. Relatório do Dr. Amaro Cavalcanti. Instrução Pública. Cearense, Fortaleza, n. 208, p. 3, 28 set. 1881d.,. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/DocReader.aspx?bib=709506&pasta=ano%20188&hf=memoria.bn.br&pagfis=15000. Acesso em: 15 jul. 2022.
GERELUS, S. H. Rui Barbosa e a educação do corpo na reforma do ensino primário. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2007. Disponível em: http://www.ppe.uem.br/dissertacoes/2007/2007%20-%20sergio_gerelus.pdf. Acesso: 10 ago. 2022.
GOMES, A. de C. A escola republicana: entre luzes e sombras. In: GOMES, A. de C.; PANDOLFI, D. C.; A. V. (org.). A República no Brasil. Rio de Janeiro: CPDOC, 2002. p. 412-437.
LIMA, F. C. B de. A educação moral das crianças na escola. A Quinzena, Fortaleza, n. 3, p. 22-28, 15 fev. 1887.
MACHADO, M. C. G.. O Decreto de Leôncio de Carvalho e os Pareceres de Rui Barbosa em debate: a criação da escola para o povo no Brasil no século XIX. In: STEPHANOU, M.; BASTOS, M. H. C. (org.). Histórias e memórias da educação no Brasil II: Século XIX. Petrópolis: Vozes, 2005. p. 91-103.
MORMUL, N. M.; MACHADO, M. C. G. Rui Barbosa e a educação brasileira: métodos e programas. Série-Estudos, Campo Grande, n. 32, p. 261-277, jul-dez 2011. Disponível em: https://www.serie-estudos.ucdb.br/serie-estudos/article/view/97/238. Acesso em: 2 set. 2022.
OLINDA, E. M. B de. Tinta, papel e palmatória: A escola no Ceará do século XIX. Fortaleza: Museu do Ceará; Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, 2004.
SANTOS, F. A dos. Rui Barbosa e o ensino no Pedro II: um discurso pedagógico no Brasil oitocentista (1880-1885). Dissertação (Mestrado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2005. Disponível em: https://sapientia.pucsp.br/bitstream/handle/10811/1/Fabio.pdf. Acesso: 20 ago. 2022.
SOUZA, R. F de. Inovação educacional no século XIX: a construção do currículo da escola primária no Brasil. Cadernos Cedes, ano XX, n. 51, p. 9-22, novembro/2000. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ccedes/a/rTX58kXfdPkX5yXv6jMtPLJ/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 24 jun. 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Politeia - História e Sociedade
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.