Narrativas quilombolas sobre engenhos do Recôncavo baiano

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/politeia.v22i1.13680

Palavras-chave:

engenhos, quilombos, recôncavo baiano.

Resumo

Este artigo propõe discutir as narrativas das comunidades quilombolas São Braz, Engenho Novo e Engenho da Cruz no que se refere aos engenhos outrora existentes na região do recôncavo baiano. Os dados foram recolhidos em diferentes momentos, mas formam um conjunto de observações importantes para o entendimento da percepção das comunidades quilombolas acerca de seus territórios e trajetórias históricas e sociais. O texto se fixa na interface entre a História e Antropologia a partir da análise de dados etnográficos, história oral e pesquisa documental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Neivalda Freitas de Oliveira, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Professora da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Mestre e doutora em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

Mariana Balen Fernandes, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)

Professora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Mestre em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Doutora em Antropologia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Referências

ALBERNAZ, J. T. História de Portugal. XI. Matosinhos: Quidnovi. 2004.

ANDERSON, B. Comunidades imaginadas: reflexões sobre a origem e a difusão do nacionalismo. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.

AZEVEDO, E. B. de. Engenhos do Recôncavo Baiano. Brasília: Iphan/Programa Monumenta, 2009.

BARICKMAN, B. J. Um contraponto baiano: açúcar, fumo, mandioca e escravidão no Recôncavo, 1780-1860. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.

CHAUÍ, M. Política cultural, cultura e patrimônio histórico. In: O DIREITO À MEMÓRIA: patrimônio histórico e cidadania. São Paulo: Secretaria Municipal de Cultura/DPH, 1982.

FERNANDES, M. B. Ilha de Cajaíba: lugar, pertencimento e territorialidade nas comunidades quilombolas Acupe, São Braz e Dom João - Recôncavo Baiano. Tese (Doutorado em Antropologia) – Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2016.

FRAGA FILHO, W. Encruzilhadas da liberdade. História de escravos e libertos na Bahia (1870-1910). Campinas: Ed. da Unicamp, 2006.

LÉVI-STRAUSS, C. Mito e significado. Lisboa: Edições 70, 2000.

PEIRANO, M. O dito e o feito. Ensaios de antropologia dos rituais. Rio de Janeiro: Relume Dumará; UFRJ/Núcleo de Antropologia da Política, 2002.

SACK, R. D. Territorialidade humana: sua história e teoria. Cambridge: Cambridge University Press. 1986.

SACK, R. D. Natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção. São Paulo: Hucitec, 1966.

SCHWARTZ, S. B. Escravos, roceiros e rebeldes. São Paulo: EDUSC, 2001.

SCHWARTZ, S. B. Segredos internos: engenhos e escravos na sociedade colonial. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.

SOUSA, G. S. de. Tratado descritivo do Brasil em 1587. São Paulo: Ed. Nacional Brasília, 1987.

VILHENA, L. S. A Bahia no século XVIII. Salvador: Itapuã, 1969.

Downloads

Publicado

2024-01-18

Como Citar

Oliveira, N. F. de, & Fernandes, M. B. (2024). Narrativas quilombolas sobre engenhos do Recôncavo baiano. Politeia - História E Sociedade, 22(1), 54-72. https://doi.org/10.22481/politeia.v22i1.13680