Educação e mecenato dos príncipes D. João e D. Juana de Áustria, pais de D. Sebastião

Autores

  • Marcia Arruda Franco

DOI:

https://doi.org/10.22481/politeia.v15i1.3698

Palavras-chave:

Educação de príncipes, Juana de Austria, Mecenato, Renascimento português

Resumo

Este artigo é parte do primeiro capítulo de um trabalho maior que reúne os textos poéticos e oratórios em torno do casamento e da morte do príncipe D. João, filho de D. João III, a fim de desnudar a perspectiva do letrado e do poeta, dentro do clientelismo patronal da sociedade de corte ibérica, no contexto das festas matrimoniais e no de exéquias. Apresentamos uma leitura comparativa entre o célebre espelho de príncipes de Francisco de Monzón e a educação que os príncipes ibéricos, pais de D. Sebastião,receberam de aios e mestres. O cultivo da religião, da música, da leitura e dos esportes os vocacionou para o mecenato artístico, religioso e letrado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2016-09-08

Como Citar

Franco, M. A. (2016). Educação e mecenato dos príncipes D. João e D. Juana de Áustria, pais de D. Sebastião. Politeia - História E Sociedade, 15(1). https://doi.org/10.22481/politeia.v15i1.3698