A engenharia entre a técnica e a política na construção dos (disputa pelos) setores públicos de obras urbanas do estado de São Paulo: O caso da Comissão de Obras Novas do Abastecimento de Águas da Capital (1926-1927)

Autores

  • Rodrigo Santos de Faria

Palavras-chave:

Abastecimento de Água, Administração Pública Paulista, Engenharia-Urbanismo, Infra‑estrutura urbana

Resumo

Criada pelo Decreto 4.000 de 30 de janeiro de 1926 pelo Presidente do Estado de São Paulo, Carlos de Campos, em execução da Lei n 2021 de 26 de dezembro de 1924, a Comissão de Obras Novas de Abastecimento de Água da Capital foi chefiada pelo engenheiro Henrique de Novaes e seu objetivo principal foi a adução de águas do Rio Claro nas regiões de Capella do Ribeirão e Casa Grande. A pesquisa abordou todo o processo de constituição da Comissão, as decisões e justificativas técnicas do engenheiro chefe para realizar adução de água para São Paulo pelo Rio Claro e não pelo Rio Tietê, como muitos e importantes profissionais apontavam como a melhor alternativa. Entre os opositores à adução pela bacia do Rio Claro estava o engenheiro Theodoro Ramos, que chefiava uma outra Comissão, criada pelo Decreto 4116 no dia 8 de outubro de 1926. Da pesquisa realizada mediante estudo do Relatório da Commissão de Obras Novas do Abastecimento de Água da Capital é importante enunciar o próprio procedimento de elaboração dos trabalhos pelos engenheiros brasileiros no início do século XX, assim como o quanto a construção-estruturação dos Setores Públicos de Obras Urbanas do Estado de São Paulo foi marcada pelas disputas intelectuais entre os representantes do campo disciplinar da engenharia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2011-06-28

Como Citar

Faria, R. S. de. (2011). A engenharia entre a técnica e a política na construção dos (disputa pelos) setores públicos de obras urbanas do estado de São Paulo: O caso da Comissão de Obras Novas do Abastecimento de Águas da Capital (1926-1927). Politeia - História E Sociedade, 9(1). Recuperado de https://periodicos2.uesb.br/index.php/politeia/article/view/3830