Inês de Castro no Brasil: "assim na terra como no céu" - um exercício histórico imaginativo

Autores

  • Carlos Roberto Figueiredo Nogueira Universidade de São Paulo (USP)

DOI:

https://doi.org/10.22481/politeia.v19i1.6705

Palavras-chave:

Inês de Castro. Escrita Historiográfica. Pedro I de Portugal.

Resumo

Inês de Castro está presente em uma exígua e singular quantidade de textos produzidos no Brasil, pelo menos até a realização do Seminário “Inês de Castro: a época e a memória”, em 2005, na Universidade de São Paulo, um marco na produção acadêmica de cunho historiográfico sobre a personagem e sua época. Até então, a produção escrita relativa a Inês de Castro esteve circunscrita a uns poucos ensaios literários sobre a presença da mulher na literatura renascentista; a uma peça teatral, de autoria de autoria de Gondim da Fonseca, anunciada como projeto de recuperação da “verdade histórica e realidade psíquica” dos amores de Inês e Pedro; e a um livro que tem como singularidade a inclusão do Espírito de Inês de Castro no rol dos autores e que apresenta um conjunto de cartas supostamente ditadas pela personagem, ao longo do ano de 1977, por intermédio do espírita brasileiro Chico Xavier. O presente artigo tem por propósito debater as propostas de abordagem apresentadas em textos de naturezas distintas, tendo como referências os parâmetros ideológicos e as conjunturas particulares nas quais eles foram produzidos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Roberto Figueiredo Nogueira, Universidade de São Paulo (USP)

Professor Titular da Universidade de São Paulo (USP). Doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (USP). Pós-doutorado pela Universidade de Córdoba, Espanha.

Downloads

Publicado

2020-07-20

Como Citar

Nogueira, C. R. F. (2020). Inês de Castro no Brasil: "assim na terra como no céu" - um exercício histórico imaginativo. Politeia - História E Sociedade, 19(1), 94-101. https://doi.org/10.22481/politeia.v19i1.6705