Republicanismo: vitalidade de um conceito à luz das heranças da modernidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/politeia.v19i1.6708

Palavras-chave:

Ideias políticas. Modernidade. Republicanismo. Cidadania.

Resumo

Recuperar a dimensão histórica da ideia de republicanismo torna-se, atualmente, uma necessária contribuição dos estudos históricos para a compreensão das tradições e dos elementos contemporâneos que estão envoltos neste conceito. Dimensionar a sua construção desde as repúblicas italianas, no Renascimento, passando pela Revolução Inglesa do século XVII até chegarmos às revoluções Americana e Francesa do século XVIII, com suas discussões centradas nas ideias de liberdade, virtude cívica e participação, permite-nos aquilatar, para além da formação do próprio conjunto de valores desse ideário, as disputas e apropriações que rondam este conceito na atualidade. Por meio da análise de escritos políticos clássicos da Modernidade inglesa e francesa e, à luz da presente historiografia sobre o tema, o presente artigo pretende adensar a reflexão sobre as heranças modernas das atuais apropriações do republicanismo como construto teórico e como prática política.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lívia Mauricio Scheiner, Colégio D. Pedro II/Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Professora de História do Colégio D. Pedro II-RJ. Doutora em Ciências da Educação pela Universidad Politécnica y Artística del Paraguay (UFAP). Mestre em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e Doutoranda em  História pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Rafael Cláudio Simões, Universidade Vila Velha (UVV)

Professor da Universidade Vila Velha (UVV). Mestre em doutorando pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Downloads

Publicado

2020-07-20

Como Citar

Scheiner, L. M., & Simões, R. C. (2020). Republicanismo: vitalidade de um conceito à luz das heranças da modernidade. Politeia - História E Sociedade, 19(1), 73-93. https://doi.org/10.22481/politeia.v19i1.6708