Investigação-ação na formação de profissionais pesquisadores(as): uma experiência no ciclo de aprendizagem e na educação de pessoas jovens e adultas

Autores

  • Maria Iza Pinto de Amorim Leite
  • José Jackson Reis dos Santos

Palavras-chave:

Formação de Professores, Ensino-Pesquisa-Extensão, Práxis Educacional, Ciclo de Aprendizagem, Educação de Pessoas Jovens e Adultas

Resumo

O texto é fruto de um projeto de investigação-ação realizado como parte da programação das disciplinas Didática e Educação de Jovens e Adultos, no V Semestre do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, em Vitória da Conquista, Bahia, Brasil. Presenciando, participando e acompanhando atividades desenvolvidas no cotidiano das escolas, os graduandos foram construindo o conhecimento da realidade com base nas experiências pedagógicas concretas. Visitas, registros, leituras e comentários de memórias foram passos que proporcionaram aos graduandos a familiarização com o espaço educacional das escolas municipais de Vitória da Conquista. Os professores da rede municipal vivenciaram a experiência de socializar com os graduandos os acertos e desacertos que se verificam no cotidiano da práxis educacional. Com isso, além da reflexão da própria prática, contribuíram com a formação inicial dos graduandos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Downloads

Publicado

2017-08-22

Como Citar

LEITE, M. I. P. de A.; SANTOS, J. J. R. dos . Investigação-ação na formação de profissionais pesquisadores(as): uma experiência no ciclo de aprendizagem e na educação de pessoas jovens e adultas. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 2, n. 2, p. 79-95, 2017. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/514. Acesso em: 22 dez. 2024.