Gestão da escola como foco do discurso da qualidade na educação

Autores

  • Sandra Márcia Campos Pereira

Palavras-chave:

Gestão da escola, Política educacional, Qualidade da educação

Resumo

Neste trabalho, temos por objetivo analisar a importância atribuída à gestão da escola, nos últimos anos, como meio para alcançar a qualidade da educação. A metodologia empregada é de cunho qualitativo, tomando como referência a análise do discurso de linha francesa, derivada de Michel Pêcheux e matizada por Michel Foucault. O resultado a que chegamos é que melhorar a qualidade da educação é uma premissa irrefutável; constitui-se verdade de nossa época. Todavia, transferir essa responsabilidade para a escola é culpabilizá-la por prováveis fracassos, agravando ainda mais a crise educacional e os problemas vividos pela escola. Para alcançar a tão almejada qualidade da educação, é necessário haver cooperação das instâncias federativas, como afirma a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9394/96), e não transferir esta função exclusivamente para a escola, uma vez que é um problema estrutural e deve estar no cerne da política educacional federal, estadual e municipal. Além disso, a qualidade da educação perpassa pela questão de infra-estrutura, material didático, formação docente, salários, entre outros, e não apenas pela gestão escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Downloads

Publicado

2007-03-15

Como Citar

PEREIRA, S. M. C. Gestão da escola como foco do discurso da qualidade na educação. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 3, n. 3, p. 13-28, 2007. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/528. Acesso em: 30 out. 2024.

Edição

Seção

Dossiê temático