Impacto das políticas neoliberais na educação superior
Palavras-chave:
Cultura, Educação superior, Mercantilização, NeoliberalismoResumo
Trata-se de estudos das diferentes contribuições teóricas consagradas como rigor acadêmico para análise das incorporações de valores de mercado à Educação Superior e que lhe atribuem a função de simples transmissão de informação, técnica e conhecimento utilitário, pautada no individualismo racional e desconectada da subjetividade. Em decorrência dessa realidade, o desenvolvimento da concepção mercantilista de homem e de sociedade dificulta para o indivíduo a apropriação do conhecimento pleno e as condições de mobilidades para o alcance da cidadania. As discussões teóricas mostram que o que está em jogo para a Educação Superior é o desafio de uma formação profissional e social que seja menos identificada com a cultura de mercado e, para tanto, faz-se necessário fortalecer as lutas que se convergem em lógicas opostas ao interesses exclusivos do modelo econômico vigente.
Downloads
Metrics
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.