Aproximações do paradigma indiciário com o pensamento Freiriano: uma construção possível?

Autores

  • Edna Furukawa Pimentel
  • Zilda Maria C. Montenegro

Palavras-chave:

Formação de Professores, Paradigma Indiciário, Prática pedagógica

Resumo

Este artigo pretende apresentar, de forma sucinta, a trajetória do paradigma indiciário, tentando demonstrar sua importância como modelo epistemológico e suas possíveis aproximações com o pensamento freiriano. O paradigma indiciário traz significativas contribuições para a prática pedagógica dos educadores, na medida em que, conforme Ginzburg (1991), consiste na valorização dos pormenores, dos gestos inconscientes, dos detalhes, das particularidades insignificantes, geralmente imperceptíveis e negligenciados pela maioria dos pesquisadores. Corresponde a um método interpretativo que atribui aos dados marginais a importância de revelar aspectos que fogem ao controle da consciência, permitindo captar uma realidade mais profunda e inacessível à observação direta. De acordo com a forma de saber, pode dirigir-se ao passado, ao presente ou ao futuro.

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Publicado

2007-03-15

Como Citar

PIMENTEL, E. F.; MONTENEGRO, Z. M. C. . Aproximações do paradigma indiciário com o pensamento Freiriano: uma construção possível?. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 3, n. 3, p. 181-194, 2007. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/537. Acesso em: 26 abr. 2024.

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