Entre o sistema e o mundo da vida: possibilidades de ação comunicativa na trajetória formativa de professores de ciências

Autores

  • Daisi Teresinha Chapani
  • Lizete Maria Orquiza de Carvalho

Palavras-chave:

Formação docente, Ação comunicativa, Teoria da Ação Comunicativa de Habermas

Resumo

Este estudo teve por intenção identificar possibilidades de ação comunicativa na trajetória formativa de professores de Ciências e, dessa forma, colaborar com a discussão dos tipos de racionalidade que fundamentam essa formação. Espera contribuir para a elaboração de um modelo formativo que favoreça a emancipação do ser humano. Para tanto, utiliza conceitos provenientes da Teoria da Ação Comunicativa proposta por Jürgen Habermas. Os dados foram constituídos por meio de entrevistas semi-estruturadas. Embora as ações estratégicas predominem entre aquelas usadas pelos docentes em sua formação, ocorreram focos de tensão que podem ser identificados, tematizados e ampliados, de maneira que se alarguem as possibilidades de ações comunicativas na formação docente. Foram identificados fatores políticos e epistemológicos como impedimentos para que essas possibilidades se concretizem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Downloads

Publicado

2010-10-02

Como Citar

CHAPANI, D. T.; ORQUIZA DE CARVALHO, L. M. Entre o sistema e o mundo da vida: possibilidades de ação comunicativa na trajetória formativa de professores de ciências. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 6, n. 9, p. 187-208, 2010. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/640. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos