O trabalho docente no início da carreira e sua contribuição para o desenvolvimento profissional do professor

Autores

  • Franciele Roos da Silva Ilha Universidade Federal de Pelotas - UFPel
  • Álvaro Moreira Hypolito Universidade Federal de Pelotas - UFPel

Resumo

O debate acerca da fase de iniciação à carreira docente tem se intensificado nos últimos anos, diante das peculiaridades que envolvem esse período profissionalna constituição do ser professor. Este artigo tem como objetivo discutir o trabalho docente no início da carreira e a contribuição para o desenvolvimento profissional docente. Percebe-se que mesmo com as evidências de pesquisa de que o professor iniciante enfrenta muitos desafios, que podem desestimulá-lo em relação aos enfrentamentos da docência e reforçar o discurso de que este profissional iniciante é inseguro e inexperiente. A entrada na carreira carrega a possibilidade de uma identificação ou não com o trabalho docente e podedesencadear processos de desenvolvimento profissional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Álvaro Moreira Hypolito, Universidade Federal de Pelotas - UFPel

Doutor em Educação pela Universidade de Wisconsin-Madison
Professor Associado da UFPel e Pesquisador do CNPq

Downloads

Publicado

2020-11-27

Como Citar

DA SILVA ILHA, F. R.; HYPOLITO, Álvaro M. O trabalho docente no início da carreira e sua contribuição para o desenvolvimento profissional do professor. Práxis Educacional, [S. l.], v. 10, n. 17, p. 99-114, 2020. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/781. Acesso em: 24 maio. 2022.