Coherencia entre principios educativos y metodología en una red de centros

Autores

  • Mercedes Blanchard Giménez
  • Maria Dolores Muzás Rubio

Palavras-chave:

Estratégias metodológicas, Princípios educacionais, Trabalho em rede

Resumo

Neste artigo se recorre à análise realizada pelo grupo de pesquisa EMIPE sobre a coerência entre os Princípios Educacionais e Práticas Metodológicas desenvolvidos na sala de aula, em 19 centros educacionais, que trabalham em rede, em um Projeto Comum. Para a análise e acompanhamento da pesquisa, se utilizou uma metodologia qualitativa, cujo desenvolvimento do processo de pesquisa-ação, durou quatro anos. Este processo levou, em primeiro lugar, à descrição, pelos professores de todas as escolas, das estratégias metodológicas aplicadas na sala de aula. Em segundo lugar, à análise dessas estratégias a partir de informações importantes derivadas dos princípios educacionais explicados no Projeto de Educação Institucional. Em terceiro lugar, à implantação denovas estratégias e em quarto lugar, à decisão e explicação de algumas estratégias específicas dos centros da rede. A partir dessa explicação das metodologias coerentes com os princípios educacionais, cada centro se comprometeu em implementar uma inovação de forma sistemática. O processo de análiserealizado nos permitiu constatar coincidências metodológicas em todos os centros, assim como uma especificidade clara e ritmos diferentes em cada umdeles. Como resultado, se formula a necessidade de reflexão contínua e revisão para uniformizar as metodologias que foram selecionadas como coerentes com os princípios educacionais, e conseguir generalizar e institucionalizar as práticas metodológicas comuns a todos os centros da rede.

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Publicado

2014-04-04

Como Citar

GIMÉNEZ, M. B.; MUZÁS RUBIO, M. D. Coherencia entre principios educativos y metodología en una red de centros. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 10, n. 17, p. 259-288, 2014. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/788. Acesso em: 22 dez. 2024.